Trecho canalizado de córrego no Jd. Novo Ângulo tem ciclovia e pista de caminhada

Prefeitura de Hortolândia concluiu obra que possibilita acesso direto ao Pq. Socioambiental do bairro

A Prefeitura de Hortolândia entregou, nesta terça-feira (16/05), a canalização do afluente do córrego Jacuba, próximo à rua Paulo Francisco Cardoso, no Jd. Novo Ângulo. A conclusão da obra integra as atividades em comemoração ao aniversário de 32 anos da cidade.

O córrego do afluente Jacuba percorre a região do Jd. Novo Ângulo com destino ao Jd. Santa Emília e às Chácaras Reymar. As obras no local tiveram início no último semestre do ano passado. Ao todo, foram instalados 416 metros de canalização do tipo aberta. Para garantir a proteção das margens e contenção dos taludes e das encostas, foram instaladas bolsacretos no local, sistema de construção de bolsas impermeáveis. Ao longo do canal, também foram construídas ciclovia e pista de caminhada, urbanizando a área.

Morador do Jd. Novo Ângulo durante 10 anos, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, relembra as mudanças pelas quais a região passou, reafirmando o compromisso da cidade em garantir saneamento básico de qualidade à população. “É impossível falarmos em cidade inteligente e sustentável se não considerarmos a questão do saneamento básico. Primeiro, precisamos levar canalização aos bairros, garantir que o esgoto não percorra a céu aberto em frente às casas das pessoas, agir para que os rios e córregos estejam sempre limpos. A entrega dessa obra tem um valor diferenciado para mim. É muito gratificante ver o quanto essa região mudou, se desenvolveu”, comenta.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística realiza, anualmente, um estudo de classificação da qualidade na gestão de resíduos sólidos de todos os municípios do Estado. No ano passado, Hortolândia foi classificada com o índice “Eficiente”, por atingir a nota 8,11 (a classificação considera notas entre 0 a 10), uma das melhores do Estado. Além disso, de acordo com dados da SABESP, o município coleta, atualmente, 98,5% do esgoto na cidade, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado.

Os impactos da canalização do córrego Jacuba já começam a ser sentidos pela população da região. O morador do Jd. Novo Ângulo, Sebastião Nascimento, reside em frente ao afluente do córrego. “A situação melhorou muito. Antes o cenário era só de mato alto e água fedida. Agora tudo ficou mais limpo e o mau cheiro foi embora”, revela. Eliane de Carvalho, também moradora do bairro, avalia de maneira positiva a realização da obra. “Aqui havia muito lixo acumulado, devido ao descarte de entulho e, até mesmo, de restos de animais. Agora, não convivemos com esse cenário”, ressalta.

Para a realização da obra de recuperação do córrego Jacuba, a Prefeitura de Hortolândia contratou, em 2018, um financiamento do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). O Secretário de Obras, Sérgio Torrecilas, ressaltou o perfil de Hortolândia em se posicionar como boa credora para instituições financeiras internacionais. “Essa é mais uma obra realizada por meio de empréstimos do Banco CAF, pelo qual já realizamos obras como a do Superviário, a Ponte do São Sebastião, a duplicação da Av. Thereza Ana Cecon Breda, para citar alguns empreendimentos. A Prefeitura de Hortolândia demonstra, mais uma vez, a habilidade de captar recursos. Dessa vez, para recuperar uma região que era marcada por alagamentos e descarte irregular de esgoto”, relata. De acordo com a Secretaria de Obras, até agosto deste ano o local deve receber iluminação em LED.

Com a entrega da obra de recuperação do córrego do Jacuba, a população do local passa a ter acesso linear ao Parque Socioambiental do Jd. Novo Ângulo. A obra integra o conjunto de canalização de uma extensão de 4 quilômetros na região. O prefeito Zezé Gomes enfatizou a importância de obras de macrodrenagem como forma de garantir a qualidade do saneamento básico da cidade. A Prefeitura de Hortolândia deve dar início, ainda neste ano, às obras de canalização da região do Jd. Boa Esperança rumo ao Superviário da cidade.