Evento Abril Azul reúne famílias para celebrar mês de conscientização sobre Autismo em Hortolândia

Prefeito José Nazareno Zezé Gomes participou dos festejos, neste domingo (02/04), no Parque Socioambiental Chico Mendes

Cerca de 300 pessoas participaram, na manhã deste domingo (02/04), do evento “Abril Azul”, que comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Neste ano, o lema foi “Mais informação, menos preconceito”. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes e a primeira-dama Maria dos Anjos Assis Barros, presidente do Fundo Social de Solidariedade, também foram ao Parque Socioambiental Chico Mendes, no Remanso Campineiro, para acompanhar de perto a programação, especialmente elaborada para atender crianças e jovens no Espectro Autista. Promovido pela AMAAH-SP (Associação de Mães e Amigos do Autista de Hortolândia), o evento contou com o apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo. A diretora da pasta, Marlene Batista, também compareceu.

“Vivenciamos um daqueles momentos em que a obra de Deus nos surge e nos ensina como é importante sermos humildes, tolerantes e ter sabedoria para aceitar os outros como eles são, da forma que o Criador os colocou neste mundo. Falo da celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, promovido pela AMAAH-SP, entidade tão bem dirigida pela Priscila D’Paula, uma mãe de autista. A construção de uma Hortolândia Inteligente e Sustentável precisa do envolvimento de todos. Por isso, é imprescindível a solidariedade e o envolvimento das pessoas e do Poder Público em demandas tão sensíveis e delicadas como é a questão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, comentou Zezé Gomes.

Crianças e jovens no espectro, convidados, familiares e frequentadores do parque puderam se divertir, se informar sobre o TEA e explorar as atrações disponibilizadas nas tendas, dentre elas musicais, funcionais, sensoriais e de pintura facial. Uma delas, a de acolhimento familiar e jurídico, disponibilizou informações sobre a carteirinha do autista, emitida pela Prefeitura. O documento é fruto de solicitação da AMAAH-SP e do Conselho da Pessoa com Deficiência junto ao poder público.

“Hortolândia é pioneira nessa emissão da carteirinha aqui na região de Campinas”, ressalta Priscila D’Paula. “Esse ano, disseminamos mais conhecimento. Mais pessoas nos procuraram para conhecer sobre o nosso trabalho e também famílias que tiveram o diagnóstico recentemente e querem fazer parte da AMAAH-SP”, celebra a presidente da AMAAH-SP.

Políticas públicas

Além de emitir a carteirinha do autista, a Administração Municipal disponibiliza outros serviços gratuitos a esta parcela da população. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a maioria das crianças com diagnóstico do TEA está incluída na rede regular de educação. O AEE (Atendimento Educacional Especializado) é uma das políticas públicas municipais voltadas à inclusão de crianças com deficiência na rede de ensino da Prefeitura. Este Atendimento Educacional Especializado vai da Educação Infantil à EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Atualmente cerca de 300 crianças têm diagnóstico de autismo ou estão em hipótese diagnóstica. As crianças participam das atividades escolares e são acompanhadas uma ou duas vezes na semana pelo professor de AEE; algumas são acompanhadas pelo CIER-Saúde (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.

Além das crianças da Educação Especial atendidas exclusivamente no Cier, a Prefeitura de Hortolândia oferece o AEE a cerca de 800 crianças com deficiência (auditiva, visual, múltiplas, física, síndromes autismo e surdocegueira). Estes estudantes estão inseridos na rede regular de ensino, em 60 escolas municipais da rede.