Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência conscientiza escola de Hortolândia

Encontro estimulou debate sobre as atribuições do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia segue promovendo o programa “Conselho em Ação” em diferentes prédios públicos da cidade. Nesta quarta-feira (03/04), o órgão vinculado à Secretaria de Governo por meio do Departamento de Direitos Humanos, visitou o CIER Educação (Centro Integrado de Educação e Reabilitação), no Pq. Santo André.

O programa  “Conselho em Ação” foi aprovado por unanimidade pelos 20 membros titulares que compõem o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia. O propósito do programa é visitar unidades de ensino, de saúde e espaços públicos diversos para divulgar a atuação do Conselho e engajar famílias a debaterem as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, como esclarece o Presidente do órgão, Alexandre Amaro.

“Uma das funções do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia é desenvolver parcerias em prol da luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Nesse sentido, a participação direta da comunidade é fundamental”, comenta Alexandre Amaro.

A ação contou com um bate papo mediado pela vice-presidente do Conselho, Niceia Tenório. “O Conselho se coloca à disposição da população para que possamos construir juntos políticas públicas para o segmento”, afirma.

A conselheira municipal representante do TEA (Transtorno do Espectro Autista) e mãe de um menino autista, Elisa Guimarães, expôs os desafios da promoção de políticas públicas às pessoas com deficiência no âmbito familiar. “Hoje não tem quem cuida de quem cuida. Nós temos muitos olhares para o autista, mas não fazemos ideia da sobrecarga para as famílias. Uma pesquisa do Instituto Baresi aponta que cerca de 78% dos pais abandonam as mães de crianças com deficiências, entre as quais o autismo. Um dos propósitos do Conselho é caminhar diretamente com a comunidade, para entender quais as políticas públicas necessárias para a promoção da acessibilidade”, opina Elisa.

Além de promover o acolhimento do núcleo familiar, o programa “Conselho em Ação” busca compartilhar os direitos das pessoas com deficiência. Para a diretora do CIER de Hortolândia, Maria Lúcia Delgado, a participação do Conselho na reunião de pais foi importante para esclarecer o suporte e acolhimento às famílias. “As mães puderam se colocar e contar de forma emocionante um pouco de sua trajetória com os cuidados dos filhos. Acreditamos que a parceria entre CIER Educação e Conselho enriquece o nosso trabalho e luta pela inclusão social e pelo atendimento efetivo e de qualidade às pessoas com deficiência”, avalia.

Conheça as ações do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia e participe do debate de políticas públicas voltadas ao segmento. Siga a página do órgão nas redes sociais em @conselhomunicipalpcdh.