Passarela metálica sobre o Jacuba ganha pré-lajes de concreto

Dispositivo fica perto do Pq. Remanso das Águas e integra o trajeto do Superviário em Hortolândia

A passarela metálica sobre o Ribeirão Jacuba, que integra o trajeto do Superviário, ganha, desde esta terça-feira (07/02), placas de concreto armado. O serviço, realizado por empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia, acontece no trecho que fica bem embaixo da Ponte da Esperança (Estaiada), perto do Parque Socioambiental Remanso das Águas, entre o Parque dos Pinheiros e o Carmem Cristina.

Ao todo, o dispositivo metálico ganhará 98 pré-lajes que, depois de instaladas, receberão armação de ferro e concretagem. O serviço se estenderá pelos próximos 10 dias.

A passarela tem 15,80 metros de comprimento e 3,80 metros de largura, além de guarda-corpo de ambos os lados – barreiras de proteção que servem para evitar acidentes com pedestres, impedindo a queda de pessoas de um lugar elevado, conforme explica o engenheiro responsável pela execução do serviço.

O dispositivo permitirá a travessia de pedestres e ciclistas de um lado para outro do ribeirão, em segurança. A previsão é que seja liberado para uso provavelmente no final deste mês. Perto do Parque, a implantação da ciclovia avança pouco a pouco. Em seguida, será feita também calçada na ponta da passarela que ainda não tem este acesso.

Perto dali, após a remoção e o deslocamento dos postes elétricos, o serviço de duplicação e prolongamento da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, no trecho que leva até a obra do Novo Paço Municipal continua. Em razão das chuvas, a terraplenagem está parada, mas o reforço no sistema de drenagem segue sendo feito.

No Remanso Campineiro, o serviço de drenagem pluvial na Rua Luiz Camilo de Camargo ainda não terminou. Lá são reparados dois PVs (poços de vistoria) danificados pelas chuvas. Também é implantada uma boca de lobo para coletar águas pluviais.

O Superviário, o maior viário em construção em Hortolândia, permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de difícil acesso da cidade, contribuindo ainda para o desenvolvimento de bairros no entorno do Jd. Novo Ângulo e Jd. Nova América. Segundo a Secretaria de Obras, as intervenções aproximam-se de 98% de realização.