Prefeitura implanta passarela metálica sobre o Jacuba perto do Pq. Remanso das Águas

Ação integra o rol de serviços para a construção do Superviário em Hortolândia

Com o auxílio de um guindaste, a empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia lançou, neste sábado (21/01), uma passarela metálica sobre o Ribeirão Jacuba, no trecho localizado entre o Parque dos Pinheiros e o Carmem Cristina, nas imediações do Parque Socioambiental Remanso das Águas e bem embaixo da Ponte da Esperança (Estaiada). Segundo o engenheiro responsável pela execução do serviço, a estrutura tem 15,80 metros de comprimento e 3,80 metros de largura, além de guarda-corpo de ambos os lados – barreiras de proteção que servem para evitar acidentes com pedestres, impedindo a queda de pessoas de um lugar elevado.

Quando liberada para uso, provavelmente no final de fevereiro deste ano, a passarela permitirá a travessia de pedestres e ciclistas de um lado para outro do ribeirão, em segurança. Nos próximos dias, a empresa fará a armação e a concretagem do piso da estrutura. A previsão é que o serviço se estenda por mais 20 dias, aproximadamente. Em seguida, os operários construirão calçada e ciclovia na ponta da passarela que ainda não tem estes acessos.

Nesta segunda (23/01), prosseguem os serviços de reforço da drenagem pluvial na Rua Luiz Camilo de Camargo, no Remanso Campineiro, nas proximidades de um comércio de peças usadas. As equipes reforçam os dispositivos de drenagem pluvial, afetados pelas tempestades de verão. Estão sendo reparados dois PVs (poços de vistoria), recém-danificados pelas chuvas, e implantada mais uma boca de lobo para coletar águas pluviais. Também continua a ação de duplicação e prolongamento da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, no trecho que leva até a obra do Novo Paço Municipal.

Todos estes serviços fazem parte da implantação do Superviário, o maior viário em construção em Hortolândia. O Superviário permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de difícil acesso da cidade. Segundo a Secretaria de Obras, as intervenções aproximam-se de 95% de realização.

“Além de interligar estas regiões, futuramente, o Superviário vai trazer desenvolvimento para essa região, com a vinda de novos comércios e empreendimentos. Vai mudar essa região da cidade”, afirma o secretário-adjunto de Obras, Renato Sarto.