Viário central de Hortolândia recebe novo plantio de mais 1,3 mil novas mudas de árvores

Projeto de Arborização e Paisagismo da Prefeitura também preparam Viário Central para receber novas mudas de árvores

O viário central, trecho do “Superviário” localizado entre a Av. Panaíno, no Green Park, até as imediações do Pq. Socioambiental Remanso das Águas, no Parque dos Pinheiros, recebe, nesta quarta-feira (23/11), o plantio de 1.325 novas mudas de árvores, como ipês, patas de vaca, jequitibás, sibipirunas e jacarandás. A ação faz parte do projeto de Arborização e Paisagismo, em realização pela Prefeitura de Hortolândia.

Informações fornecidas pelo Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mostram que, até o momento, a área verde, nas imediações do atacadista Assaí, já recebeu 6.465 mudas de árvores frutíferas e nativas do Brasil. O último plantio, de 320 mudas, foi no dia 10 deste mês. O “Superviário” é o maior complexo viário da cidade e permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de difícil acesso da cidade.

Relatórios da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável mostram que, em diversas áreas de Hortolândia, foram plantadas cerca de 20 mil mudas, até o momento. O Projeto de Arborização e Paisagismo busca espalhar mais de 50.000 mudas de árvores pela cidade até 2024, preservando as espécies nativas da flora nacional, tornando a cidade mais verde e agradável para os animais da fauna local e regional e para a comunidade. As ações começaram em maio deste ano e são coordenadas pela Secretaria de Obras, envolvendo todas as secretarias municipais.

O Projeto de Arborização e Paisagismo atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e permite a compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável. Deste modo, a Administração Municipal projeta Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável.

Confira as principais ações do projeto de Arborização e Paisagismo:

Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.