Prefeitura retoma plantio de árvores próximo à Estação de Tratamento

Equipes do projeto de Arborização e Paisagismo também preparam Viário Central para receber novas mudas de árvores

A área verde próxima à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), no Jardim de Mônaco, acaba de receber novos plantios de mudas de árvores frutíferas e nativas do Brasil. De quarta (26/10) até esta quinta-feira (03/11), as equipes da Prefeitura de Hortolândia plantaram mais 2.178 mudas no local onde já haviam sido semeadas, no começo de outubro, 1.820 unidades. Jenipapo, Jatobá, Sibipiruna, Jacarandá, Pitanga, Quaresmeira, Pata de vaca e Ipês amarelo, branco e roxo estão entre as árvores plantadas. As informações são do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Outro local onde as equipes trabalharam, nesta sexta-feira (04/11), foi o viário central que vai da Av. Panaíno até as imediações do Pq. Socioambiental Remanso das Águas. Lá, as equipes limparam o terreno e abriram covas para os futuros plantios. A área, que faz parte do trajeto do “Superviário”, o maior complexo viário da cidade, já ganhou, até o momento, aproximadamente 4 mil mudas de árvores nativas da flora brasileira. O último deles, de 875 mudas, foi no dia 13 de outubro.

Relatórios da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável mostram que foram plantadas mais de 16 mil mudas, em diversas áreas da cidade. Estes plantios integram o Projeto de Arborização e Paisagismo, que busca espalhar mais de 50.000 mudas de árvores pela cidade até 2024. O projeto busca preservar as espécies nativas da flora nacional, tornando a cidade mais verde e agradável para os animais da fauna local e regional e para a comunidade. As ações começaram em maio deste ano e são coordenadas pela Secretaria de Obras, envolvendo todas as secretarias municipais.

O Projeto de Arborização e Paisagismo atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e permite a compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável. Deste modo, a Administração Municipal projeta Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável.

Confira as principais ações do projeto de Arborização e Paisagismo:

• Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.