Áreas verdes de Hortolândia recebem novos plantios de mudas

Equipes do Viveiro Municipal voltaram, nesta semana, à região do viário central e ao Jardim de Mônaco, onde plantaram mais 1.820 mudas de árvores nativas

Equipes do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, voltaram a duas grandes áreas verdes de Hortolândia, nesta semana, para retomar os plantios de mudas de árvores nativas e frutíferas: a que fica no Jardim de Mônaco, próxima à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), e a do viário central, próximo ao atacadista Assaí. Lá, de segunda até esta quinta-feira (03 a 06/10), já foram plantadas 1.820 novas mudas – mil na primeira e 520 na segunda.

Os plantios fazem parte do Projeto de Arborização e Paisagismo, que busca espalhar mais de 50.000 mudas de árvores pela cidade até 2024. Entre os bairros beneficiados estão o Jd. Vila Verde, Pq. Perón, Jd. São Felipe, Jd. Jatobá e Terras de Santo Antonio, dentre outros. De acordo com os relatórios dos plantios, na área do Jardim Mônaco, já foram plantadas 4.812 mudas e na do viário central, 3.044. Na cidade como um todo, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, já foram plantadas mais de 16 mil unidades.

Entre os objetivos do projeto está o de preservar as espécies nativas da flora nacional, tornando a cidade mais verde e agradável para os animais da fauna local e regional e para a comunidade. As ações, iniciadas em maio deste ano, são coordenadas pela Secretaria de Obras e contam como o envolvimento de todas as secretarias municipais.

O projeto de compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Deste modo, a Administração Municipal projeta Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável.

Confira as principais ações do projeto de Arborização e Paisagismo:

Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.