Obra do viário do Jd. Santa Fé entra na reta final

Após sinalização da pista, construção de muro de contenção deve ser concluída nesta semana

A obra do complexo viário do Jd. Santa Fé chega à etapa final. Após a implantação de via, pista de caminhada e ciclovia, bem como de pavimentação asfáltica e sinalização do circuito, as equipes da empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia focam agora na construção do muro de contenção. Ele está sendo erguido ao lado do sistema viário, nas imediações da igreja localizada na Rua Dezenove.

As intervenções fazem parte da revitalização da antiga ocupação que havia no entorno da cerâmica, implementadas pela Administração Municipal. O complexo viário oferece nova rota de acesso a quem passa pelo Jardim Novo Cambuí rumo ao Residencial São Sebastião e ao Jardim Interlagos.

O muro de contenção, 90% já implantado, é construído por meio do sistema chamado de “bolsacreto”, que se utiliza de bolsas para proteger as margens e conter taludes e encostas. A técnica é a mesma usada na obra de canalização do afluente do Ribeirão Jacuba, na Vila Real, nas imediações da Rua 10, bem como na canalização do córrego no Jd. Novo Ângulo.

De acordo com a construtora, após a conclusão do muro, resta fazer somente o realinhamento de escavações, a limpeza do local e retirada do canteiro de obras. Depois, haverá a implantação da iluminação em LED.

O circuito viário construído pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, une trechos construídos recentemente a outros preexistentes. Ele passa pela parte posterior do Pq. Lago da Fé, conectando as ruas mais à direita do reservatório de contenção de enchentes, como a Dezenove, a Gramados do Norte e a Vitória da Conquista, com as do lado esquerdo, como a construída como prolongamento da Rua da Confibra, que leva ao viário Santa Fé. A pista de caminhada tem 1.644 metros de extensão; a ciclovia de 550 metros de extensão é integrada com a já existente no Lago da Fé e o viário de 970 metros de extensão conecta-se com a ponte do São Sebastião, segundo dados do Departamento de Projetos e Orçamentação.