Novo viário do Jd. Santa Fé é sinalizado

No local, foram implantadas quatro lombadas e pintura de solo

A pista implantada e recém-asfaltada no complexo viário do Jd. Santa Fé conta agora com sinalização horizontal. Desde esta terça-feira (27/09), equipes da empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia trabalham no local a fim de levar mais segurança viária ao traçado, que já vem sendo utilizado pela população.

Ao longo do viário foram implantadas quatro lombadas, desde o trecho mais próximo ao Pq. Socioambiental Lago da Fé até o que segue pela na Rua Dezenove rumo à rotatória que leva ao Residencial São Sebastião e ao Jd. Interlagos. Além disso, a pista ganhou pintura de linhas duplas amarelas, faixa de retenção de veículos e de pedestres, assim como letreiros de “PARE”. A previsão da empresa contratada é concluir o serviço de sinalização até esta sexta-feira (30/09).

O circuito lá construído pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, une trechos construídos recentemente a outros preexistentes. Ele passa pela parte posterior do Pq. Lago da Fé, conectando as ruas mais à direita do reservatório de contenção de enchentes, como a Dezenove, a Gramados do Norte e a Vitória da Conquista, com as do lado esquerdo, como a construída como prolongamento da Rua da Confibra, que leva ao viário Santa Fé. A pista de caminhada tem 1.644 metros de extensão; a ciclovia de 550 metros de extensão é integrada com a já existente no Lago da Fé e o viário de 970 metros de extensão conecta-se com a ponte do São Sebastião, segundo dados do Departamento de Projetos e Orçamentação.

A obra do muro de contenção, que está sendo erguido ao lado do sistema viário, nas imediações da igreja localizada na Rua Dezenove, também prossegue. A empresa utiliza um sistema de construção com o emprego de bolsas que servem para proteger as margens e conter taludes e encostas, chamado de “bolsacreto”. A mesma técnica é emprega na obra de canalização do afluente do Ribeirão Jacuba, na Vila Real, nas imediações da Rua 10, bem como na canalização do córrego no Jd. Novo Ângulo.

Segundo a Secretaria de Obras, as intervenções superaram os 90% de realização e, em breve, estarão concluídas. Resta basicamente a construção do muro em “bolsacreto” e a iluminação em LED, na etapa final.

Estas obras fazem parte das ações de revitalização da antiga ocupação que havia no entorno da cerâmica, implementadas pela Administração Municipal. O complexo viário, recém-concluído, oferece nova rota de acesso a quem passa pelo Jardim Novo Cambuí rumo ao Residencial São Sebastião e ao Jardim Interlagos.