Portão de entrada do Observatório Ambiental da Prefeitura de Hortolândia reabre para população

Acesso está localizado na Rua Edivaldo Diogo Costa, 399

Quer uma opção de lazer para o feriado da Independência, nesta quarta-feira (07/09)? A dica da Prefeitura de Hortolândia é visitar o OAPE-Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape), localizado no Jardim Santa Clara do Lago. Para facilitar o acesso da população ao local, a Prefeitura reabriu o portão de entrada, que fica na Rua Edivaldo Diogo Costa, 399. O observatório funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 19h. Além do portão que foi reaberto, o espaço tem outra entrada, na rua Bolívia, 290.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a entrada, assim como o local, ficou fechada na pandemia. Durante o período, o espaço passou por reforma, que incluiu instalação de sistema de iluminação em LED, garantindo mais segurança para a população e economia ao município. O observatório foi reaberto ao público em setembro do ano passado.

Um dos novos atrativos do observatório é o ParCão, espaço de lazer para pets caninos, inaugurado em julho deste ano. Já para quem quer bombar nas redes sociais com muitas selfies, o observatório tem o letreiro “#Eu amo Hortolândia”, também instalado em julho deste ano.

Com área de mais de 56.000 m2, o observatório é uma boa opção de lazer para se ter contato com a natureza, uma vez que o local tem muito verde, com diferentes espécies vegetais e árvores. Em fevereiro do ano passado, a sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi transferida para o observatório.

Para quem quer manter a saúde em dia, o espaço tem também ciclovia sinalizada, que circunda a lagoa existente dentro do OAPE. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a ciclovia tem cerca de 900 metros de extensão. Além de andar de bicicleta, quem quiser se exercitar ainda mais tem ainda a opção da academia ao ar livre equipada com vários aparelhos. O observatório, antes denominado Creape (Centro de Referência em Educação Parque Escola), foi inaugurado em 1998 pela Prefeitura.