Parques socioambientais de Hortolândia são preparados para reabertura ao público, ainda neste mês

Pq. Irmã Dorothy Stang e Observatório Ambiental Parque Escola, antigo Creape receberam investimentos em melhorias durante período em que estiveram fechados

A Prefeitura de Hortolândia trabalha nos preparativos finais para a reabertura, ainda neste mês, dos parques socioambientais Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e Observatório Ambiental Parque Escola, antigo Creape, no Jardim Santa Clara do Lago. Os espaços públicos estão fechados desde o início da pandemia do Coronavírus, para evitar a disseminação da doença. Neste tempo em que os parques ficam sem visitação pública, foram realizadas diversas ações de manutenção e zeladoria que prepararam os espaços para o momento de reabertura. Nesta sexta-feira (10/09), o prefeito José Nazareno Zezé Gomes visitou o Observatório Ambiental para conferir de perto como está o parque.

"O nosso Observatório Ambiental Parque Escola, o antigo CREAPE, está ficando lindo.Visitei o espaço que ganhou ciclofaixa. Toda a demarcação da área exclusiva para bicicletas foi realizada. Ela circundará toda a lagoa. Os trabalho de revitalização continuam e, em breve a cidade, ganhará um espaço renovado para a prática de atividades físicas, ao lazer e ao conhecimento", disse o prefeito.

Entre as melhorias implantadas, está a iluminação em LED tanto no parque Dorothy quanto no Observatório Ambiental. A ação integra o projeto de modernização do sistema de iluminação pública, que está em andamento na cidade. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, no Parque Irmã Dorothy Stang foram colocados, no total, 88 postes com luminárias ornamentais, que contribuem para o embelezamento e a iluminação, além de contribuírem para a realização de práticas esportivas à noite, com mais segurança. Já no Observatório Ambiental, a Prefeitura implantou 85 novos postes ornamentais com a mesma finalidade: embelezamento e reforço na segurança.

O Observatório Ambiental também recebeu, recentemente, nova ciclofaixa na área interna, além de sinalização viária na rua em frente ao parque. No início do ano, foram realizados trabalhos de recuperação e instalação de mesas e bancos no local, proporcionando espaço apropriado para descanso da comunidade, quando o parque for reaberto. Foram recuperados 26 bancos, quatro quiosques e instaladas 16 lixeiras e oito floreiras feitas de pneus e troncos de árvores. Também foram feitos 22 jogos de bancos com quatro banquinhos cada e dois bancos com restos de madeira, material recolhido durante os serviços de poda e corte de árvore executados pelos agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Também já foram concluídos os trabalhos de reforma dos dois prédios que abrigarão as atividades de educação ambiental, a serem realizadas pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação, além do serviço de paisagismo na área próxima aos prédios revitalizados. Outro item de destaque é a instalação de um jardim suspenso, feito com pallets.

"O trabalho de limpeza destes parques também é realizado periodicamente, com reparos nos locais de corrida e caminhada, poda do mato, limpeza e manutenção do espaço em geral. Neste tempo fechado, intensificamos cada vez mais os serviços. Nesta volta, todos poderão usufruir dos espaços renovados e ainda mais bonitos", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.