Cerca de 500 pessoas participam da 1ª Caminhada Inclusiva de Hortolândia

Evento organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência mobilizou sociedade civil e entidades de assistência social

Uma manhã para celebrar a inclusão social e promover diálogos sobre as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Foi com esse propósito que o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência organizou, nesse domingo (05/05), a 1ª Caminhada Inclusiva de Hortolândia. Organizado com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Governo, o evento inclusivo reuniu o público no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago II. Esta é uma das ações que compõem o calendário de atividades  programadas em virtude do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Presente na 1ª Caminhada Inclusiva, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, enfatizou o compromisso da Administração Pública com a inclusão social. “O Observatório Ambiental Parque Escola do Jardim Santa Clara do Lago foi palco desse lindo evento, em que enfatizamos a importância de uma sociedade sem preconceitos, com garantia de direitos para todos. Nosso Governo vem trabalhando a necessidade de cuidar de todas as pessoas, democratizando o acesso aos serviços públicos, elevando a qualidade de vida para todos os seus habitantes. O desafio é diário e estamos atentos para que os direitos sejam respeitados. É Hortolândia unida e forte”, declarou Zezé Gomes.

A ideia de organizar a 1ª Caminhada Inclusiva de Hortolândia surgiu em uma das reuniões mensais promovidas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, órgão autônomo ligado à Prefeitura. O principal propósito foi abarcar todos os tipos de deficiências em uma única ação, como explica o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia, Alexandre Amaro.

“A 1° Caminhada foi criada para homenagear todas as Pessoas com Deficiência por meio de uma única bandeira, que abraçasse todos os tipos de deficiência. O evento superou as nossas expectativas, pois aguardávamos 200 pessoas, e vieram quase 500. A mensagem sobre inclusão, união e parceria foi transmitida com sucesso. Com a Turminha do Conselho, conseguiremos um diálogo inovador de forma geral. Essa ferramenta permitirá um contato mais próximo com a sociedade, pois os personagens são todos Pessoas com Deficiência”, comenta Alexandre Amaro.

As personagens que compõem a Turminha do Conselho são Lua, Clarinha, Maia, Théo, Aslan, Leleo e Bia, representantes das deficiências auditivas, múltiplas, intelectual, física, visual e TEA (Transtorno do Espectro Autista). De acordo com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a Turminha do Conselho estará presente em cartilhas informativas sobre a atuação e papel do órgão.

Além de promover um passeio simbólico pela pista de caminhada do Observatório Ambiental Parque Escola, a 1ª Caminhada Inclusiva de Hortolândia contou com a apresentação de boxe adaptado, atividade promovida pela OSC (Organização da Sociedade Civil) Luta pela Vida Hortolândia. O público também assistiu às apresentações musicais executadas por membros do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) e pelo Quinteto Cultura, grupo musical promovido pela Secretaria de Cultura.

O secretário de Governo, Cafu César, reforçou o trabalho da Prefeitura na articulação para que todas as secretarias produzam políticas cada vez mais inclusivas. “Nós trabalhamos de forma incansável, para que além de políticas públicas inclusivas, tenhamos a capacitação dos nossos servidores para aprender a lidar com as diferenças e oferecer um acolhimento integral a todo morador de Hortolândia. Esse é o verdadeiro sentido de cuidar das pessoas”, afirmou Cafu.

Ao todo, oito entidades assistenciais de Hortolândia participaram da 1ª Caminhada pela Vida. São elas: AHDV (Associação Hortolandense dos Deficientes Visuais), AMAAH (Associação de Mães e Amigos do Autista de Hortolândia), Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), CADEFI (Centro de Apoio ao Deficiente Físico), Instituto Pernas Voluntárias e Todos Pelo Autismo, além das instituições CIER e Luta pela Vida.

Consulte imagens da 1ª Caminhada Inclusiva de Hortolândia por meio deste LINK.