Obra de canalização do córrego Jacuba no Jd. Novo Ângulo está 90% concluída, afirma Secretaria de Obras

Na manhã desta quinta-feira (01/09), prefeito Zezé Gomes visitou o canteiro da obra, que deve estar concluída ainda neste mês

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes visitou, na manhã desta quinta-feira (01/09), o canteiro da obra de canalização do córrego Jacuba, na altura do Jardim Novo Ângulo, onde a Prefeitura também implantará um parque linear. O trecho onde acontecem as intervenções fica nas imediações da Rua Paulo Francisco Cardoso. A canalização começa na região do Jd. Novo Ângulo e desce, seguindo o ribeirão, rumo ao Jd. Santa Emília e às Chácaras Reymar. Esta é a segunda visita do prefeito ao local, neste ano. A primeira foi há cerca de um mês.

Segundo a Secretaria de Obras, a etapa de canalização está 90% realizada e deve ser concluída até o final deste mês. Depois, começa a construção da ciclovia. Os trabalhos começaram no princípio de junho deste ano.

A canalização em concreto, realizada por empresa contratada pela Prefeitura, é do tipo aberta, com extensão de 416 metros. Ao longo do canal também será implantada pista de caminhada com 427,03 metros e ciclovia com 421,38 metros. Está prevista ainda iluminação em led em todo trecho do parque.

A obra trará mais qualidade de vida à população local, retirando desta área materiais de descarte irregular e esgoto a céu aberto, criando no lugar um espaço de lazer e convivência, arborizado. “Com a canalização, evitaremos o avanço da erosão das margens do córrego”, afirma o secretário adjunto de Obras, Renato Sarto. Segundo ele, na altura do bairro Chácaras Reymar, havia um ponto de descarte irregular de entulho e lixo orgânico, ação que contribui para a erosão do terreno. Além de prejudicar a vegetação nativa, proteção natural de encostas, estes resíduos e terra são arrastados pela chuva para o córrego.

A obra é realizada com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contrato pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade e qualidade de vida para a população.