Nova área de lazer será implantada na área sob a Ponte da Esperança

A obra da nova via que garantirá a urbanização da área embaixo da Ponte da Esperança (estaiada) vai começar em breve. A Prefeitura de Hortolândia abriu licitação para contratar a empresa responsável pela execução do serviço, que contemplará a duplicação de um trecho da Estrada Sabina Baptista de Camargo; a abertura de novo viário desde esta estrada até a avenida Panaíno, passando por baixo da ponte; a canalização do Jacuba e afluentes, além de pista de caminhada, ciclovia e área para equipamentos públicos de lazer. De acordo com informações da Secretaria de Obras, todas as intervenções abrangem uma extensão de aproximadamente 2,4 quilômetros, somando uma área de 35.980,00 metros quadrados. A previsão é que o serviço inicie ainda neste semestre.

A obra complementa a implantação da avenida Panaíno, via que está com obras avançadas e possibilitará acesso facilitado desde a região do Jd. Novo Ângulo até a av. da Emancipação. Com o prolongamento da Estrada Sabina Baptista de Camargo, a região do Jardim Carmem Cristina também terá maior integração viária com os demais bairros da cidade.

Conforme o projeto da obra, a Estrada Sabina Baptista de Camargo será duplicada no trecho, desde a rua Nossa Senhora do Carmo, no Jardim Minda, até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera, via que leva à região do Jd. Nova Europa. Neste trecho de duplicação, a estrada Sabina Baptista de Camargo receberá, ainda, ciclovia e pista de caminhada.

A partir deste local, haverá um prolongamento da via no terreno que fica atrás da empresa Magneti Marelli, na área embaixo da Ponte da Esperança, até a avenida Panaíno, na altura onde está em construção uma ponte para sobreposição do córrego. Na altura da obra da ponte, está prevista a implantação de uma rotatória para integração dos dois sistemas viários.

De acordo com a Secretaria de Obras, no prolongamento da estrada Sabina Baptista haverá pista de caminhada e ciclovia. A área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica sob a Ponte da Esperança será transformada em uma nova área de lazer, com academia ao ar livre, espaço de convívio para as famílias aproveitarem, estacionamento e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba.

PIC

A obra de duplicação da estrada Sabina Baptista de Camargo e a urbanização da área sob a Ponte da Esperança fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.