PAC, do Governo Federal, contempla Hortolândia com unidades de ensino e UBSs

Obras incentivam o crescimento e desenvolvimento da cidade, com qualidade de vida para a população

Hortolândia será contemplada com novas obras que vão impulsionar a educação e trazer melhorias para o sistema de saúde. Foi anunciada, nesta quinta-feira (07/03), a aprovação do envio de recursos do Governo Federal à Prefeitura, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Na área da Educação, o Governo Federal anunciou a liberação de recursos para a construção de duas novas escolas, sendo uma creche/escola de educação infantil e uma escola em tempo integral. Na Saúde, serão duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

As obras do PAC estão incluídas nas intervenções previstas pela Prefeitura de Hortolândia no Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O programa municipal prevê investimentos de mais de R$ 260 milhões em obras, projetos e serviços, planejando a cidade para os próximos 30 anos. Os recursos são oriundos da União, do Governo do Estado, da Iniciativa Privada, e de recursos públicos/privados que visam modernizar o sistema viário, melhorar o dia a dia dos cidadãos, ampliar a qualidade de vida e gerar emprego e renda para os moradores da cidade.

“Nosso trabalho é fundamental para a conquista de recursos. O Governo Federal está contribuindo para que possamos reforçar a cidade, ainda mais, com ações em diversas áreas como a saúde e a educação. Estes recursos, junto às obras do Novo PIC, são essenciais para o serviço que vamos oferecer à população. Continuamos e intensificamos o nosso projeto de preparar a cidade para os próximos 30 anos", destaca o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

“Em Hortolândia nós não medimos esforços para trazer recursos e aprovar projetos que contribuam para o desenvolvimento de nossa cidade. Os investimentos do PAC são fundamentais para ampliar nossa capacidade de realizar obras e melhorar a qualidade de vida das pessoas. E com o andamento das ações do PIC, Hortolândia vai se firmando como um município cada vez mais sustentável e inteligente”, aponta o secretário de governo, Cafú Cesar.

Entre as obras que serão executadas pelo Novo PIC estão o novo parque linear no Jardim Amanda, área de lazer que deve se tornar o maior espaço recreativo da cidade, e o viaduto sobre a SP 101, no Jd. Sumarezinho, que já está em andamento.

Além disso, para otimizar a malha viária urbana do município, atraindo novos investimentos no futuro, o programa prevê a ligação da região do Jardim Rosolém até a Rodovia Anhanguera, passando pela avenida Panaíno até o novo Viaduto do Jardim Nova Europa, obra já em estágio avançado de construção. Tudo isso, com missão de promover o desenvolvimento sustentável e inteligente da cidade com o novo Programa de Eficiência Energética, anunciado no ano passado, com a ativação de 21 usinas fotovoltaicas na cidade, garantindo autonomia energética nos 199 prédios públicos e distribuindo esta energia para o município.