Novo Paço Municipal de Hortolândia será inaugurado nesta quarta-feira (29/05)

Cerimônia de inauguração terá início às 10h, na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, próximo à Ponte da Esperança, no Jd. Novo Ângulo

A Prefeitura de Hortolândia prepara a mudança para sua nova sede administrativa. O Novo Paço Municipal “Palácio dos Migrantes Prefeito Angelo Augusto Perugini” será inaugurado nesta quarta-feira (29/05). A cerimônia de inauguração da nova sede do Poder Executivo terá início às 10h. O evento será aberto à população, que poderá prestigiar a inauguração comparecendo ao Novo Paço, localizado na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, s/nº, próximo à Ponte da Esperança, no Jd. Novo Ângulo.

De acordo com projeções da Administração Pública Municipal, a Inauguração do Novo Paço gerará uma economia de R$ 12 milhões por ano ao erário municipal, já que a Prefeitura deixará de gastar com o aluguel do atual Paço “Palácio das Águas” e não terá gastos com a geração de energia elétrica. Com a autossuficiência energética e inauguração da própria sede, a previsão é que, em cinco anos e meio, os cerca de R$ 66 investidos para a construção do Novo Paço sejam compensados. O empreendimento foi viabilizado por meio de recursos do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal (R$ 50 milhões) e recursos próprios da Prefeitura (R$ 16 milhões).

O Novo Paço Municipal está localizado em um terreno de 60 mil metros quadrados. O prédio conta com uma estrutura mais ampla e moderna que reunirá todos os serviços públicos em um único local, como forma de otimizar o atendimento à população. A nova sede abrigará cerca de 1.000 funcionários públicos de todas as secretarias municipais.

Mesmo antes de ser inaugurado, a nova sede do Poder Executivo Municipal ganhou reconhecimento nacional por integrar o Programa de Eficiência Energética, lançado pela Prefeitura em dezembro do ano passado. Na ocasião, o evento de lançamento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O Programa de Eficiência Energética colabora para a produção de energia limpa e sustentável. O projeto prevê a instalação de 21 usinas fotovoltaicas em diversos espaços públicos, garantindo autonomia energética para 199 prédios da Administração Pública, entre os quais UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ginásios esportivos, escolas da rede municipal de ensino, entre outros.

A nova sede do Executivo Municipal também recebeu intervenções de paisagismo, com a construção de um jardim sensorial, que possui ervas aromáticas e alimentícias, além de árvores de diferentes espécies. A instalação de cisternas para armazenamento de águas de chuva é outra intervenção de sustentabilidade contemplada pelo projeto do Novo Paço. O recurso garantirá o reaproveitamento de águas da chuva para serviços de limpeza, zeladoria e manutenção do Novo Paço.

O Novo Paço conta também com um estacionamento coberto em torno do prédio, onde foram instaladas as placas da usina fotovoltaica. Além disso, o projeto prevê intervenções na área externa do Paço com a construção de um parque com duas quadras esportivas e um prédio que abrigará o Poupatempo e o DSO (Departamento de Saúde Ocupacional).

Suspensão do atendimento presencial

Em virtude da inauguração da nova sede, a Prefeitura de Hortolândia suspende, a partir desta segunda-feira (27/05), o atendimento presencial na atual sede administrativa “Palácio das Águas”. O atendimento presencial será retomado no dia 10 de junho, no Novo Paço. Neste período, a solicitação de serviços continua de maneira remota pelo site da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br) e pelo telefone (3965-1400).