Hortolândia incentiva hábito da leitura entre alunos de escolas municipais

Por meio de projeto da Prefeitura, escolas realizam atividades nesta semana e na próxima voltadas para estudantes e pais

A Prefeitura de Hortolândia realiza duas grandes ações de incentivo à leitura durante o ano. A primeira é a festa literária Hortolendo, que acontece em maio no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) por ocasião do aniversário do município. A segunda é o projeto “Hortolendo Na Escola”, que mobiliza todas as 57 unidades da rede municipal de ensino. Cada escola deverá realizar atividades, nesta semana ou na próxima, com o objetivo de estimular os alunos a adquirir o hábito da leitura.

Uma das escolas que desenvolverá atividades nesta semana é o CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação Romildo Pardini), localizado na av. Olívio Franceschini, no Parque Santo André. Alunos farão, nesta segunda-feira (29/08), apresentações de música e dança. “As atividades também ajudam os alunos a se soltarem mais”, explica a diretora da escola, Zilda Rodrigues Rossi. O CIER atende 132 alunos deficientes, entre crianças e adultos.

Outra escola que também realizará atividades nesta segunda-feira é a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Villagio Ghiraldelli, que atende cerca de 400 alunos. Estão programadas encenações teatrais, contação de histórias e exposição de trabalhos dos estudantes. A diretora da escola, Maria Aparecida da Silva Lopes, ressalta a importância das famílias também participarem das atividades. “Além de conhecerem o projeto, os pais também ajudam a incentivar os alunos a lerem em casa”, destaca. Dentre outras ações que o projeto Hortolendo desenvolve estão a formação de profissionais de educação e distribuição gratuita de livros.