Estudantes municipais preparam atrações do “14º Hortolendo nas escolas”

Evento literário gratuito e aberto a comunidade escolar acontecerá nesta sexta-feira (24/05)

Às vésperas do “14º Hortolendo nas escolas”, cresce o entusiasmo das crianças e dos profissionais da educação, na preparação das atividades e atrações da tradicional festa literária da Prefeitura, ponto culminante da política pública municipal de incentivo à leitura em Hortolândia. O tema deste ano enfocará “A leitura e seus mundos”. O evento acontecerá nesta sexta-feira (24/05), das 8h às 17h, nas 60 escolas da rede municipal de ensino de Hortolândia, nas quatro EEIs (Escolas de Educação Infantil) gerenciadas pela OSC (Organização da Sociedade Civil) Maria do Carmo e nas 39 escolas particulares contratadas por meio do programa Bolsa Creche, beneficiando cerca de 26 mil estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O evento integra o calendário festivo dos 33 anos de emancipação da cidade.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cada unidade escolar terá programação própria. Entre as atividades previstas estão contação de histórias, cantinhos de leitura, teatro, desenho, apresentações musicais, exposição de trabalhos e oficinas diversas, envolvendo tanto os profissionais da Educação quanto crianças, jovens e adultos membros da comunidade escolar.

“Estamos muito entusiasmados com a realização de mais um Hortolendo, um evento que já se tornou um marco na nossa cidade. Aqui na nossa escola teremos um dia repleto de atividades culturais e oficinas preparadas com muito carinho por cada professor. Teremos exposições de atividades, desenhos e trabalhos sobre o Maio Laranja, falando para a comunidade sobre a importância da rede de proteção. Neste ano, as turmas que participaram da Olimpíadas Literárias farão também uma apresentação especial para a comunidade escolar. Estamos finalizando ainda algumas atividades e amanhã iniciaremos a decoração da escola”, comentou Simone Vieira, diretora da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lilian Cristiane Martins de Araújo, no Jd. Stefânia.

Em algumas escolas, além das atividades culturais, artísticas e literárias, a programação também abrirá espaço para falar sobre a campanha do “Maio Laranja”. Realizada em todo o Brasil, a mobilização busca conscientizar a população sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Maio foi escolhido devido ao "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", celebrado em 18 de maio. A EEI Profa. Luciane Cristina Lozano, no Rosolém, está entre as unidades que contarão com uma grande exposição de trabalhos alusivos à data.

"Hortolendo é um evento de grande importância para nossa rede de educação. Neste ano, além de promover a leitura e incentivar a cultura literária entre nossos alunos, estamos reforçando a importância da escola como um espaço de aprendizagem, cuidado e proteção. Ver a dedicação de professores, educadores, crianças e estudantes na preparação deste evento é muito gratificante. Esperamos que toda a comunidade venha prestigiar esse trabalho”, convida o secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo.

SERVIÇO:

“14º Hortolendo nas escolas”

Data: sexta-feira (24/05)

Hora: das 8h às 17h

Local: 60 escolas municipais, quatro EEIs da OSC Maria do Carmo e 39 escolas particulares contratadas por meio do programa Bolsa Creche