“Hortolendo nas escolas” incentiva a leitura entre estudantes de Hortolândia

Nesta edição do evento literário, cada escola contará com programação própria de atividades lúdicas, artísticas e culturais

A Prefeitura de Hortolândia deu início, nesta sexta-feira (26/05), à 13º edição do “Hortolendo”, projeto que promove a leitura no ambiente escolar. O evento literário é realizado em 60 escolas da rede municipal de educação e nas 40 particulares contratadas por meio do programa Bolsa Creche. A atividade integra o calendário em comemoração ao aniversário de 32 anos da cidade.

Com o propósito de engajar a leitura na comunidade escolar, o “Hortolendo nas escolas” apresenta, neste ano, o tema “A leitura e seus afetos: a escola como espaço de aprendizagem, convivência e humanização”. O evento promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia pretende não só estimular a prática da leitura entre crianças, jovens e adultos matriculados na rede municipal de educação, mas também entre os familiares e os próprios profissionais do ensino. Para tanto, cada escola do município conta com uma programação própria, que inclui atividades lúdicas e artísticas, como contação de histórias, cantinhos de leitura, apresentações musicais e teatrais, coreografias, exposição de pinturas e desenho.

A apresentação teatral de músicas infantis foi uma das atrações da EMEI (Escola Municipal do Ensino Infantil) Jd. Novo Cambuí. Ao apresentar a canção “O Grande Rabanete”, em que encenam a dificuldade de uma família de retirar a hortaliça do solo, os alunos da unidade infantil divertiram os pais e educadores presentes no evento. Assim como o trabalho conjunto é sugerido pela canção como a responsável pela execução da tarefa, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, enfatiza a importância do envolvimento de todo núcleo familiar no desenvolvimento educacional das crianças. “Cuidar bem das pessoas só é possível se começarmos pelas nossas crianças, que são nosso maior tesouro. Por isso, é muito importante que os pais estejam envolvidos no processo de educação das nossas crianças, evitando ambientes de conflito, violência, e, principalmente, utilizando nossa principal ferramenta de trabalho quando o assunto é educação: os livros. Uma cidade inteligente é formada por homens, mulheres e livros”, avalia. Zezé Gomes destacou, ainda, ações artístico-culturais realizadas pela Administração Pública Municipal nas escolas e anunciou esforços para introduzir vigilantes nas unidades de ensino, assim como para intensificar a ronda da Guarda Municipal no perímetro escolar.

Na EMEI Jd. Novo Cambuí, até mesmo as crianças do berçário participaram das atividades programadas para o “Hortolendo”. A Direta da escola, Tânia Márcia Bressani Edro, explica a participação dos livros no processo que antecipa a alfabetização. “Nós trabalho durante todo o ano com o projeto de leitura entre as crianças, que têm contato com livros, rodas de história. Esse trabalho diário busca estimular a leitura, afetividade e oralidade, para que, futuramente, eles tenham os pré-requisitos para a alfabetização. Se na educação infantil a gente trabalha isso, a criança vai, certamente, caminhar para alfabetização de uma forma mais gostosa, lúdica e prazerosa”, comenta.

O Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Gomes de Moraes, destaca a conexão do evento com a comunidade escolar. “O ‘Hortolendo’ é um evento tradicional que faz parte da nossa proposta pedagógica, do nosso calendário escolar. A leitura é um pilar fundamental na formação da criança, contribuindo para o processo de aprendizado diante da vida, do tempo, das coisas. Neste ano, o diferencial é que cada escola programou sua proposta de literatura de acordo com suas características”, afirma.

Além do “Hortolendo”, a Prefeitura de Hortolândia realiza, neste domingo (28/05), o evento “Literalendo”, aberto ao público geral. Consulte as informações do evento:

2º LITERALENDO

Tema: “Por uma alfabetização de bons sentimentos”

Local: Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima

Horário: A partir das 11h

Programação:

11h - Banda Municipal / Quinteto da Secretaria de Cultura + Abertura Oficial

11h45 - Contação de histórias - Palhaço Zé Minhoca

12h15 - Apresentação das escolas e contação de história com Solange Cachimiro, supervisora educacional da Secretaria de Educação e Hugo Maciel, coordenador pedagógico da Emef Jd. Amanda (CAIC)

13h - Contação de histórias e lendas africanas pela professora e contadora de história Marina Costa, de Indaiatuba, no quiosque da exposição “Máscaras africanas: arte, cultura e ancestralidade”.

13h40 – Apresentação da dupla Zé Victor e João

14h20 -  Contação de histórias e lendas africanas pela professora e contadora de história marina costa, de Indaiatuba

15h - Apresentação de Renan Inquérito, com o show “Abrakbça”.

16h – Show da dupla “Palavra Cantada”