Obras de drenagem acontecem próximo ao Centro de Formação, nesta semana

Canteiro de obra foi alterado temporariamente para que entrega do trabalho não sofra atraso

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, alterou o local das intervenções da obra de microdrenagem, em andamento na região central da cidade. O trabalho, que até então se concentrava na rua José Camilo de Camargo, em frente ao Shopping, precisou ser suspenso. Com isso, os operários realizam, nesta semana, trabalhos de escavação e instalação de aduelas na rua Maria Bernandes, do lado esquerdo do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire.

A operação foi suspensa nas proximidades do Shopping até que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realize uma interferência em adutoras do sistema de água, que passa pelo trecho. Para isso, é aguardada a chegada de peças feitas sob encomenda. A previsão é que o material necessário já esteja disponível na próxima semana.

Para que o prazo da obra não se estenda, a Secretaria de Obras decidiu realizar, neste período de espera, as intervenções necessárias na rua Maria Bernardes. Toda a obra, que deve durar 90 dias para ser concluída, está estimada em R$ 3,118 milhões.

O trabalho consiste na abertura do pavimento de ruas importantes, como a Luiz Camilo de Camargo, Antônio Bernardes e Euclides Pires de Assis, numa extensão de aproximadamente 700 metros, desde a região do Shopping Hortolândia até o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Freire. As ruas receberão tubos, que medem quatro metros quadrados. Com isso, as aduelas vão captar a água da chuva e acabar definitivamente com as enchentes que atingem o Centro da cidade.

Fim das enchentes

Comerciantes e moradores do Remanso Campineiros enfrentavam, há décadas, problemas com inundações nas ruas do centro. A falta de sistema de drenagem de águas pluviais, a pequena quantidade de bocas de lobo e a proximidade com o Ribeirão Jacuba traziam transtornos aos imóveis da região central. Além da enxurrada que invadia as casas e lojas, o aumento do volume da água do córrego tornava inviável até mesmo o tráfego de veículos em alguns trechos.

Desde que a Prefeitura de Hortolândia iniciou um pacote de obras para contenção de enchentes em toda a cidade, Hortolândia conseguiu minimizar o impacto trazido pelas chuvas. Parte do Ribeirão Jacuba já está canalizado, com trechos de canal fechado inclusive, como no Jardim Malta. Outra parte da canalização teve início nesta semana, com a meta de mais 1.500 metros de canal aberto.

Na região do Jardim Minda, a Administração Municipal constrói dois reservatórios de contenção de enchentes, o JAC-1 e JAC-2. Os reservatórios armazenarão a água da chuva e poderão, até mesmo, abastecer a cidade com a reserva. A obra terminará em 2014, mesmo prazo para a conclusão das obras de microdrenagem na região central.