Concerto “Pedro e o Lobo” tem apresentações para escolas municipais

Unidades de ensino podem agendar horários pelo telefone 3909-1843; público máximo de cada apresentação é de 140 pessoas

O passarinho tem som de flauta. O pato, de oboé. Já o gato, fica com o fagote. As trompas aparecem como o lobo e, Pedro, é uma melodia formada pela combinação de todos os sons. No concerto “Pedro e o Lobo”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, no CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), cada personagem é representado por um instrumento musical. A partir deste mês, escolas municipais podem agendar para assistir as apresentações do concerto, que conta uma história para crianças, por meio da música.

O público máximo para cada apresentação é de 140 pessoas. O agendamento é feito pelo telefone 3909-1843. O concerto será apresentado pela Banda Municipal na sala Maestro Eleazar de Carvalho, no CEMMH. O órgão, administrado pela Secretaria de Cultura, fica na Rua Vicente Palhão, sem número, no Jardim Santa Cândida.

Ao todo, serão 16 apresentações gratuitas, sendo duas a cada mês, até novembro (confira abaixo o cronograma completo). A primeira acontece no dia 26 deste mês, em dois horários diferentes: às 8h30 e às 10h. O concerto é indicado para crianças com idade a partir de 6 anos.

Segundo o maestro Márcio Beltrami, regente da Banda Municipal, a obra leva disciplina, conhecimento musical e orientação sobre a importância da preservação da natureza às crianças. “É uma lição por meio da música”, diz.

Música: conhecimento e diversão

Criada pelo compositor russo Sergei Prokofiev, a ópera “Pedro e o Lobo” foi criada com o objetivo de ensinar crianças a ouvirem música e distinguirem os instrumentos musicais que compõem a orquestra. Na história, todos os personagens são representados por um instrumento: o Lobo é representado pelas trompas; Pedro é representado por uma melodia tocada em conjunto por todos os músicos e seu avô fica com o som do fagote. Já o Passarinho, o Pato e o Gato aparecem no concerto como a flauta, o oboé, a clarineta e o fagote, respectivamente.

No clássico infantil, de 1936, Pedro é um menino que vive com o avô próximo ao bosque. Embora o avô alerte o neto sobre o perigo de brincar na floresta, devido à presença de um lobo no local, certo dia, Pedro desobedece às ordens do mesmo. Para o menino, não é certo que o animal se alimente de outros bichos da floresta. Assim, Pedro decide caçar o lobo que amedronta a todos. A partir daí, o garoto vive uma aventura, com diversos personagens, que, nesta história, ganham vida por meio da música.

Cronograma de apresentações – Concerto “Pedro e o Lobo”:

SERVIÇO:

Concerto “Pedro e o Lobo”, realizado pela Banda Municipal

Agendamentos de escolas para assistir às apresentações podem ser feitos pelo telefone 3909-1843.