Prefeitura busca financiamento de US$ 53 milhões para investir em mobilidade e recuperar córregos

Comitiva venezuelana ficará na cidade até sexta-feira (27/02) para avaliar projeto de obras

O prefeito Antonio Meira recebe, ao longo desta semana, uma comitiva de executivos e profissionais da área técnica do banco venezuelano CAF (Cooperação Andina de Fomento). O objetivo da visita é negociar um financiamento internacional da ordem de US$ 52.884.951,00 milhões para que a Prefeitura realize obras diversas, dentre elas de mobilidade urbana, necessárias para acompanhar o desenvolvimento da cidade pelas próximas décadas. Como contrapartida, a Administração também investirá o mesmo montante, totalizando um pacote de obras de mais de U$ 105 milhões.

Na tarde desta terça-feira (24/02), o prefeito recebeu, em seu gabinete, a comitiva venezuelana e apresentou o projeto das obras, conjunto de intervenções intitulado Via Viva. Nesta quarta-feira (24/02), a comitiva visitará os locais apontados pela Prefeitura como prioritários para os investimentos. Até o final da semana, a instituição avaliará a concessão do empréstimo.

Caso o financiamento seja concedido, a Prefeitura terá como avalista o governo federal. Para isso, o projeto já foi analisado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e validado pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos). Após assinatura de contrato com o agente financeiro, o projeto retorna ao governo federal, de onde segue para votação no Senado.

A Administração Municipal está otimista quanto ao andamento da vistoria. A meta da Prefeitura de Hortolândia é que todas as etapas sejam concluídas nos próximos meses. Desta forma, será possível licitar e iniciar as obras neste ano.

Esta não é a primeira vez que Hortolândia realiza um financiamento internacional. Em 2011, a Prefeitura contratou empréstimo no valor de US$ 22,132 milhões para construção da Ponte da Integração, já concluída. O financiamento foi feito pelo banco CAF e teve o governo federal como avalista.

Via Viva

O projeto validado pelo Cofiex contempla obras de drenagem, pavimentação e construção de pontes e acessos, ações que vão complementar o pacote de obras viárias, que inicia neste semestre. Além disso, o Via Viva inclui obras de canalização, desassoreamento, implantação de novos parques lineares, além da construção de unidades de saúde, ampliação da rede de ensino e melhorias na área de segurança.

O maior volume de investimentos será para obras de mobilidade. Para drenagem e pavimentação serão US$ 32.494.512,78 da CAF e US$ 21.049.392,84 da Prefeitura. Entre os locais que receberão as intervenções, está a avenida Ytamaraká, no Jardim Nova Europa; a rua Goiás, no Jardim São Jorge; e o Jardim Boa Esperança.

Para a construção de pontes e acessos, serão investidos US$ 18.0625.701,27, provenientes do financiamento. Nesta etapa, está prevista a construção de seis pontes, além de acessos à Ponte da Integração, que liga o Jardim Santa Rita de Cássia ao Jardim Novo Ângulo e servirá como traçado para o Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares.

O financiamento também será investido em canalização de reservatórios de contenção de enchentes; no desassoreamento do Córrego Santa Clara; na urbanização da área ao redor do Jac-1, em construção entre o Jardim Santa Rita de Cássia e Jardim Novo Ângulo, às margens do Ribeirão Jacuba; além da iluminação da Ponte da Integração.

As demais intervenções incluem a ampliação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal; ampliação e construção de escolas municipais.