Prefeitura realizará audiência sobre revitalização de centros comerciais

Comerciantes poderão opinar sobre obras que vão começar neste semestre

A Prefeitura de Hortolândia realizará, em breve, audiência pública para discutir com a população e comerciantes sobre o projeto de revitalização dos centros comerciais do Remanso Campineiro e Jardim Rosolen. O anúncio foi feito pelo prefeito Antonio Meira, durante reunião, na manhã desta terça-feira (24/02), com um grupo de comerciantes da Região Central. A Prefeitura apresentou o projeto básico de obras e informou que o projeto executivo, com mais detalhes, será finalizado em 30 dias. Após a conclusão desta etapa, a Administração fará a audiência para que os comerciantes também opinem sobre as obras. Só após a consulta é que o projeto será executado.

A reunião com o prefeito Antonio Meira, para apresentação do projeto básico de obras, contou com a participação do presidente da Aciah (Associação Comercial, Indústrial e Agropecuária de Hortolândia), Almir Grizante, e dos comerciantes Ademar da Costa Ribeiro Júnior (Ótica Meganê), Silvina Cordeiro (Casas Bahia) e Odenis Antônio Modolo (Lanchonete Vila do Sabor e Cacau Show), além do secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis, e do secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Dimas Correa Pádua.

Os comerciantes solicitaram o encontro para esclarecer dúvidas sobre as obras de revitalização, que fazem parte dos investimentos de R$ 50 milhões provenientes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Pró-Transporte. A execução das intervenções no centro comercial do Remanso Campineiro inicia ainda neste semestre.

Para o prefeito, há necessidade de revitalizar o Centro para que o desenvolvimento comercial acompanhe o crescimento da cidade. “Há alguns anos era difícil imaginar que teríamos este volume de comércios e trânsito congestionado na rua Luiz Camilo de Camargo. As ações que realizamos hoje são focadas no projeto de cidade que queremos daqui a 50 anos. Por isso, aquilo que consideramos como impactante hoje, não pode impedir o progresso. Temos que enfrentar alguns desafios, para que nosso objetivo de ver Hortolândia crescendo com planejamento seja atingido”, apontou Meira.

“Já temos o projeto básico, que prevê a revitalização do centro comercial do Remanso Campineiro e do Jardim Rosolen. Para o Remanso, por exemplo, queremos transformar a rua Luiz Camilo de Camargo em um grande calçadão, com fiação subterrânea, bancos, iluminação em LED e paisagismo. Mas este projeto não está completamente fechado, temos flexibilidade para discutir as obras previstas. Queremos apresentar esta proposta aos comerciantes”, enfatizou o secretário de Obras, Ronaldo Reis.

“Nosso projeto quer transformar os centros comerciais em ambientes onde a população tenha facilidades para acessar os comércios, com calçadas padronizadas e niveladas, áreas de estacionamento nas laterais e paisagismo. Serão calçadões gostosos de andar”, enfatizou o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Dimas Pádua.

Para os comerciantes, as obras vão trazer um ar moderno ao centro comercial do Remanso Campineiro. No entanto, a principal preocupação são as áreas para estacionamento. “Todos os lojistas estão preocupados se haverá área pública para estacionamento nas proximidades. São pessoas que aceitam o projeto da Prefeitura, desde que haja esta preocupação de atender nossa demanda por vagas para que os clientes possam estacionar nas proximidades”, disse o proprietário da franquia da Cacau Show e da Lanchonete Sabor da Vila.

O secretário de Obras garantiu que o projeto, que deve ser finalizado em 30 dias, contemplará áreas para estacionamento. Além disso, este e outros temas que os comerciantes julgarem necessários poderão ser apontados durante a audiência. “Todas as mudanças geram um pouco de desconforto, mas é sempre para melhorias, para benefício de todos”, disse o comerciante da Ótica Meganê.

Projeto Básico

O projeto básico de revitalização dos centros comerciais contempla obras de drenagem de águas pluviais; pavimentação e recape; ampliação da calçada com implantação de piso intertravado e paisagismo; rampas e piso podotátil; além de Iluminação LED. Além disso, está em aprovação junto à CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) projeto de fiação subterrânea. As intervenções compreendem as ruas Luiz Camilo de Camargo, entre as ruas João Blumer e Argolino de Moraes, na Região Central, e a avenida Antônio Fernandes Leite, entre a ponte da rua Orlando Geraldelli e a rua Sebastião da Silva, no Jardim Rosolen.

As obras devem iniciar neste semestre, serão interrompidas durante as festas de final de ano, a fim de não intervir no comércio local, e retornarão no início de 2016. A conclusão está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

A execução das obras será realizada por quadras, evitando que toda a rua fique interditada por muito tempo. Assim, sempre que a obra for concluída completamente num trecho, o trabalho prossegue na quadra seguinte. “Esta é uma proposta muito interessante, de realizar as obras em partes, com o menor impacto possível. Nosso objetivo é ver a cidade melhor, mas também nosso comércio fortalecido”, enfatizou a gerente da Casas Bahia.