Secretarias municipais conhecem projeto do Plano de Iluminação

Próximo passo é discutir diretrizes com comunidade

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, intensifica o trabalho de criação do Plano Diretor de Iluminação Pública do município. Nesta semana, o projeto foi discutido com as secretarias municipais, a fim de que todos os setores da Administração colaborem na definição das diretrizes para o Plano. Até o final deste ano, o documento deve estar pronto. Quando entrar em vigor, a legislação irá orientar o modelo de iluminação pública, padronizando o sistema de iluminação na cidade.

De acordo com o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis, a participação das secretarias municipais na construção do Plano é fundamental para que novos projetos já sejam desenvolvidos levando em conta a padronização da iluminação. “Teremos projetos diferenciados para prédios da Secretaria de Cultura e áreas esportivas, por exemplo, além de iluminação especial para corredores de ônibus, vias estruturais e parques”, destacou Reis. “A iluminação deve promover ao ambiente harmonia, luminosidade suficiente, valorização do espaço e ampliar a sensação de segurança”, explicou o secretário.

O próximo passo é discutir o projeto do Plano com a comunidade. “A ideia é realizar duas audiências públicas e debater com a população as novas diretrizes que a empresa responsável pela gestão e manutenção da iluminação em Hortolândia irá desempenhar na cidade”, afirmou Reis.

Hortolândia foi o primeiro município da região a municipalizar o sistema público de energia elétrica. O prefeito Antonio Meira assinou, em abril de 2014, contrato com a empresa vencedora do processo licitatório, a Engeluz. O contrato é de aproximadamente R$ 7 milhões. O Plano Municipal de Iluminação Pública é criado em parceria com esta empresa, que colocará as diretrizes em prática.

Reparos

Para solicitar reparos e manutenção na rede de iluminação pública de Hortolândia, a população conta com um telefone gratuito. O 0800-000-5555 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além do canal telefônico, a população pode solicitar serviços diretamente no escritório da empresa, localizado na rua Inajás, nº 121, no bairro Chácara Boa Vista, na região do Jardim São Bento. Para o atendimento à população, a empresa conta com caminhões e técnicos operacionais, em plantões diurno e noturno.