Prefeitura inicia obra de passarela que ligará região do Nova Hortolândia ao Centro

Passagem para pedestres e cadeirantes será entregue no segundo semestre

A construção da passarela para pedestres sobre a linha férrea na Região Central da cidade, atrás do Shopping Hortolândia, já começou. Realizada pela Prefeitura, a obra é uma reivindicação dos moradores da região do Jardim Nova Hortolândia, que utilizam uma passagem improvisada para chegar ao Centro. Iniciado nesta semana pela Secretaria de Obras, o serviço tem investimento de cerca de R$ 3 milhões. É a Administração levando mais segurança e comodidade aos moradores de Hortolândia.

A passarela, com 220 metros de extensão terá, além da passagem para pedestres, rampa de acesso para cadeirantes. O acesso pela Região Central será logo atrás do Shopping Hortolândia, na curva onde se encontram as ruas João Blumer e José Camilo de Camargo. Na outra extremidade, a passarela pode ser alcançada pelas proximidades da rua Ana Profetisma da Silva, na Vila Real.

“Com esta nova estrutura, o acesso entre o Centro e a região do Nova Hortolândia será facilitado, com a passagem transpondo a linha férrea e o Ribeirão Jacuba. As pessoas terão um caminho mais curto até o Centro e o Shopping, além de seguro, já que os pedestres não precisarão passar sobre os trilhos da ferrovia”, destacou o prefeito Antonio Meira. A obra tem prazo de execução de oito meses.

Segurança

A passarela também é uma das ações da Prefeitura para evitar acidentes nas passagens em nível da cidade. Todas as ações seguem orientações de segurança da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A decisão da Prefeitura em implantar os mecanismos de segurança também segue as recomendações do Ministério Público, que acompanha algumas cidades da região cortadas pela linha férrea. Como, no futuro, as cidades podem assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para colaborar com a segurança nas passagens em nível, Hortolândia se adianta e garante a segurança da população.