Prefeitura e Sabesp estudam reativação de poços para reforçar abastecimento

Medida garantirá melhoria no volume armazenado na ETA Boa Esperança

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, em conjunto com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), trabalha para ampliar a capacidade de armazenamento de água no município. Além da construção de dois reservatórios, um na ETA (Estação de Tratamento de Água) Boa Esperança e o outro no Jardim Amanda, ambos com capacidade de 5.000 metros cúbicos, dois poços desativados podem ser recuperados pela Sabesp. Já a Prefeitura, que acompanha o trabalho da companhia, pretende firmar uma parceria para melhorar a estrutura do poço do Jardim Santa Clara, para que a população também possa ter acesso direto à água. A ação, que está em estudos, está prevista para acontecer em 2016.

Nesta semana, o prefeito Antonio Meira e o gerente de divisão da Sabesp, Alinar Silva Lima, visitaram os poços que devem ser reativados. Além destes, a Sabesp pretende perfurar mais dois poços no Jardim Amanda. Com isso, serão quatro novas fontes de água para abastecer os reservatórios da cidade. “Hoje, temos poço desativado no Jardim Santiago e outro no Jardim Nova Europa. Eles já têm toda estrutura de fechamento, com segurança para que possam voltar a funcionar, passando a fornecer água para o reservatório da ETA”, afirmou o gerente da Sabesp.

O poço do Jardim Santiago tem capacidade para produzir 11,2 litros de água por segundo. Já o poço do Jardim Nova Europa pode produzir 5 litros por segundo. Para comparação, a ETA é abastecida pela vazão do Rio Jaguari, que é de 830 litros por segundo. “Vamos conseguir somar este volume ao da captação e melhorar nossa capacidade de armazenamento de água”, enfatizou Silva.

A água que abastece Hortolândia vem de um ponto de captação a 20 quilômetros, localizado em Paulínia. A água bruta é tratada na ETA, onde está o maior reservatório da cidade, com capacidade para 5 mil metros cúbicos de água. Somado à reserva de mais 13 reservatórios, em diversos pontos da cidade, Hortolândia tem capacidade de reserva de 24.710 metros cúbicos.

“Estamos preocupados com a situação, mesmo que em Hortolândia o abastecimento esteja normalizado. Precisamos garantir que, em caso de desabastecimento, tenhamos maior capacidade de reserva”, ponderou o prefeito.

Poço do Jardim Santa Clara

A Prefeitura de Hortolândia também pretende melhorar a estrutura do poço do Jardim Santa. Para isso, será agendada uma reunião com a Associação de Moradores do bairro, a fim de discutir com a comunidade a implantação das benfeitorias necessárias. Além disso, uma parceria com a Sabesp permitirá o acompanhamento periódico da qualidade da água. “Este poço é acessível à população, por isso, precisamos garantir que a água esteja em boas condições para uso”, disse o prefeito.