Prefeito acompanha situação dos reservatórios de água na cidade

Reservas operam em 100% de sua capacidade

A Prefeitura de Hortolândia está preocupada com a questão hídrica e de desabastecimento enfrentada no Estado. Apesar de a situação em Hortolândia estar sob controle, a Administração Municipal, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), fiscaliza os reservatórios no município, a fim de monitorar a capacidade de abastecimento. Nesta terça-feira (03/02), o prefeito Antonio Meira e o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis, visitaram a ETA (Estação de Tratamento de Água) Boa Esperança, para avaliar a vazão de água que chega à cidade. O gerente de divisão da Sabesp, Alinar Silva Lima, e o técnico químico da companhia, Maurício de Miranda Martins Pereira, acompanharam a visita.

A água que abastece Hortolândia vem do Rio Jaguari, de um ponto de captação há 20 quilômetros, localizado em Paulínia. A água bruta é tratada na ETA, num volume de 800 litros por segundo. Na ETA também está o maior reservatório da cidade, com capacidade para 5 mil metros cúbicos de água. Somado à reserva de mais 13 reservatórios, em diversos pontos da cidade, Hortolândia tem capacidade de reserva de 24.710 metros cúbicos.

“Resolvemos observar aqui na ETA como está o abastecimento na cidade para acompanhar de perto a situação dos reservatórios. Vamos agendar, para os próximos dias, uma visita técnica à captação em Paulínia, para observar como está o volume de vazão do rio”, disse o prefeito. “Estamos preocupados com a situação, mesmo que em Hortolândia o abastecimento esteja normalizado. Precisamos garantir que em caso de desabastecimento, tenhamos maior capacidade de reserva”, ponderou o prefeito.

“Hoje, a capacidade de reserva na cidade opera em 100%. Podemos observar pelos nossos indicadores que todos os reservatórios estão em sua capacidade máxima, o que garante o abastecimento pleno de toda a cidade”, afirmou o técnico da Sabesp. “No entanto, essa situação só é possível graças à colaboração da população, que economiza água e mantém nossos reservatórios com nível elevado”, explicou Pereira.

Apesar de a vazão do Rio Jaguari estar baixa, ele recebe um reforço do Rio Camanducaia, em Jaguariúna, o que colabora para encorpar o volume de água na altura da captação, em Paulínia. “Assim, temos capacidade de captar água normalmente, mas com a ressalva da necessidade de economizar”, explicou o técnico da Sabesp.

CONSTRUÇÃO DE RESERVATÓRIOS

E REATIVAÇÃO DE POÇOS

Para aumentar a capacidade de reserva na cidade, a Sabesp constrói mais dois reservatórios: um na ETA Boa Esperança e o outro no Jardim Amanda, ambos com capacidade de 5.000 metros cúbicos. A companhia possui dois reservatórios operando nos mesmos locais, sendo que as obras em andamento farão o sistema dobrar a capacidade de reserva. De acordo com o gerente de divisão da Sabesp, Alinar Silva Lima, a obra, que está em andamento, deve ser entregue até o final do ano.

“Além disso, a Sabesp estuda reativar dois poços que existem no Jardim Nova Europa e Jardim Santiago. O volume gerado nestes poços será enviado ao reservatório da ETA, complementando a captação de água”, afirmou o gerente da companhia. Também há projeto para construção de dois poços no Jardim Amanda, ação que deve ser concretizada em 2016.

“A construção dos reservatórios e recuperação de poços colabora para o abastecimento, mas a população deve fazer sua parte e utilizar a água de forma racional. A economia no consumo é fator muito positivo para garantir o abastecimento de toda a cidade”, destacou Lima.