Mostra Na Lona terá oficinas culturais gratuitas

Inscrições já estão abertas: atividade é promovida pela Casa de Joana, entidade parceira da Prefeitura na 3ª Mostra de Teatro de Hortolândia

Além de prestigiar a arte teatral durante a 3ª Mostra Na Lona 2014, que começa nesta quinta-feira (14/08), a população de Hortolândia tem a oportunidade de participar de quatro oficinas gratuitas, que buscam despertar o artista que há em cada um. São elas: “Iniciação teatral”, “A arte da dança do ventre”, “Produção de curta-metragem” e “Expressão e criatividade com aparelho circense”. Desenvolvidas pelo Centro Cultural Casa de Joana, parceiro da Prefeitura na realização da Mostra de Teatro, as quatro oficinas acontecem entre os dias 18 e 22 de agosto.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.nalona.com.br, até um dia antes do início de cada uma das formações (confira a programação completa abaixo). A idade mínima para se inscrever nas oficinas é 12 anos. As vagas são limitadas.

As oficinas são gratuitas e têm duração de duas horas. Três delas acontecem no Centro Cultural Casa de Joana, localizado na Avenida Santana, nº 491, Pq. Ortolândia. Apenas a oficina de “Expressão e criatividade com aparelho circense” será na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Amanda I (CAIC), localizada na Av. Graciliano Ramos, nº 698, Jd. Amanda II.

Segundo o representante da Cia de Teatro São Genésio e diretor do Centro Cultural Casa de Joana, Juraci Moreira, as oficinas proporcionam o auto-conhecimento sobre os próprios talentos. “Além da 3ª Mostra de Teatro de Hortolândia trazer as pessoas para assistirem aos espetáculos, com as oficinas, fazemos com que descubram suas potencialidades artísticas”, destaca.

Na oficina de “Expressão e criatividade com aparelho circense”, que acontecerá na próxima segunda-feira (18/08), das 15h às 17h, a ministrante Lya Bueno orientará os alunos, por meio de exercícios práticos de chão e aéreos, sobre o conhecimento de seu potencial para atividades circenses.

Quem gosta de cinema e música também poderá aproveitar a oportunidade e aprender mais sobre o tema. Na terça-feira (19/08),  acontecem as oficinas de “Produção de curta-metragem”, das 16h às 18h, e “A arte da dança do ventre”, das 20h às 21h30. Durante a aula da oficina de curta-metragem, o ministrante Cesar Póvero fornecerá noções de produção do curta, da criação do roteiro até a edição final. Já na oficina de dança do ventre, Roberta Hein explica a cultura relacionada à dança e a importância da atividade na saúde e autoestima das mulheres.

No dia 22 de agosto, das 16h às 18h, é a vez da turma de Iniciação Teatral entrar em cena. Em uma aula prática, Lya Bueno abordará a linguagem e o conhecimento da expressão teatral, além de noções básicas sobre a relação do ator com o espaço, a voz, outros atores e com circunstâncias dadas por diferentes estímulos.

Para participar das oficinas, é necessário que os alunos se vistam com roupas confortáveis e levem caneta e caderno para anotações.

Na Lona 2014

Começa, nesta quinta-feira (14/08), a 3ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia, realizada pela Prefeitura, Centro Cultural Casa de Joana e Cia de Teatro São Genésio. Até o dia 23 deste mês, entram em cena artistas de diversas cidades do País, dando vida a personagens de peças teatrais nas categorias Adulto, Infantil e Rua.

São 24 espetáculos diferentes, exibidos em espaços públicos e escolas municipais. Ao todo, em dez dias de “Na Lona 2014”, o público poderá assistir 10 espetáculos na categoria Adulto, sete infantis e sete de rua. As peças infantis serão exibidas em unidades da rede de ensino municipal, no período da manhã e à tarde.

As obras participantes da mostra principal – 21 ao todo - são vencedoras do Prêmio Teatro em Hortolândia 2014, concurso público promovido pela Prefeitura de Hortolândia para selecionar as peças que fariam parte do evento. Outros três espetáculos integram a mostra paralela.

Neste ano, o Prêmio Teatro recebeu inscrições de 134 obras de diferentes pontos do País: São Paulo (interior e capital), Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco.

A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas assistam aos espetáculos.

“Nosso objetivo é fomentar o segmento teatral e democratizar o acesso à cultura, além de promover a formação de plateia”, afirma Patrícia Banhara, diretora de Cultura.

O quê: 3ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia

Quando: de 14/08 a 23/08

Onde: Espaços públicos e escolas municipais (confira a programação no site www.hortolandia.sp.gov.br ou facebook.com/prefeituradehortolandia)

Oficinas culturais*:

Expressão e criatividade com aparelho circense

Data: 18/08, das 15h às 17h

Local: Emef Jd. Amanda I (CAIC) - Av. Graciliano Ramos, nº 698, Jd. Amanda II

Produção de curta-metragem

Data: 19/08, das 16h às 18h

Local: Centro Cultural Casa de Joana - Avenida Santana, nº 491, Pq. Ortolândia

A arte da dança do ventre

Data: 19/08, das 20h às 21h30

Local: Centro Cultural Casa de Joana

Iniciação Teatral

Data: 22/08, das 16h às 18h

Local: Centro Cultural Casa de Joana

*É necessário ir às oficinas com roupas confortáveis e levar caderno de anotações e caneta.