Para educar e proteger estudantes de Hortolândia, Prefeitura promove teatro sobre vacina

Ação que une secretarias de Saúde e Educação beneficiará mais de 13 mil estudantes em 28 escolas de Ensino Fundamental

Em meio a tanta desinformação e mensagens falsas circulando no ambiente digital sobre vacinas, a Prefeitura de Hortolândia realiza, de abril a junho deste ano, uma ação afirmativa para sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar. Cerca de 13,5 mil estudantes de Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, serão convidados a assistir ao espetáculo "Defensores da Vacina", que será encenado pela Companhia Satropé em 28 escolas municipais. A ação pedagógico-cultural, de enfrentamento às chamadas “fake news” (notícias falsas), acontece graças à parceria entre a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

A primeira apresentação foi nesta quinta-feira (11/04), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, onde 942 estudantes, com idades entre seis e 11 anos de idade, tiveram a oportunidade de pensar sobre o papel das vacinas para a promoção da saúde pública e a prevenção de doenças, algumas delas mortais, como a Covid-19.

Serão 86 apresentações, ao longo de 22 dias, levando informação e entretenimento de forma acessível, envolvente e gratuita. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o teatro buscará engajar os estudantes de maneira lúdica e interativa, tornando a mensagem sobre a importância da vacinação ainda mais significativa e passível de ser multiplicada junto a familiares e amigos. A ideia é incentivar a participação de pais e responsáveis na campanha de vacinação, tornando-a parte integrante da rotina escolar.

“O objetivo desta ação é utilizar as apresentações teatrais no ambiente escolar como ferramenta para orientação de crianças acerca da importância da vacinação, desmistificando os mitos que contribuem para a hesitação vacinal e atrapalham o alcance de bons índices de cobertura vacinal. A parceria com a Secretaria de Educação foi fundamental para a promoção desta ação, que vai além da apresentação teatral”, explica a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde.

Durante as apresentações, os estudantes terão a oportunidade de receber materiais informativos, fornecidos pela Vigilância Epidemiológica. Entre esses materiais estão incluídos fôlderes ilustrativos com o calendário de vacinação para o público menor de 12 anos, adesivos do Zé Gotinha para colagem na camiseta do uniforme escolar, e chaveiros do Zé Gotinha para uso na mochila escolar. Além disso, a coordenação pedagógica das escolas receberá materiais, antes do início das apresentações, para poder trabalhar previamente com os alunos o contexto da imunização.

Confira as escolas municipais beneficiadas:

• Emef Caio Fernando Gomes Pereira - N. S. Auxiliadora
  • Emef Jd Primavera - Jd Primavera