Projeto Música na Escola realiza concertos em escolas estaduais

Apresentações gratuitas acontecem este mês, nas Escolas Estaduais Profª Hedy Madalena Bocchi e Dr. Honorino Fabbri

O projeto Música na Escola, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, leva apresentações gratuitas da Banda Municipal a estudantes de duas escolas estaduais da cidade. Nesta terça-feira (05/08), os concertos acontecem na E. E. (Escola Estadual) Profª. Hedy Madalena Bocchi, localizada na Rua Pico do Itatiaia, nº 333, no Jd. Everest. As apresentações acontecem em três horários: às 11h, às 13h e às 19h30.

Na quinta-feira (07/08), às 11h, quem recebe os músicos da Banda Municipal é a Escola Estadual Dr. Honorino Fabbri. A unidade recebe o concerto também na próxima terça-feira (12/08), com apresentações às 17h e às 19h30. A E.E. Dr. Honorino Fabbri fica na Rua Osório Cândido da Silva, nº 179, no Jd. Sumarezinho.

O objetivo do projeto Música na Escola é despertar nos alunos o interesse por novos estilos musicais, executando músicas nacionais, temas de desenhos animados e filmes, seleção de rock da década de 1960, entre outros. Os concertos da Banda Municipal no projeto incluem ainda a apresentação dos instrumentos que compõem o grupo, explicando cada um deles, com relação a suas características de sonoridade, volume, timbre, processo de emissão do som e material do qual é fabricado.

Segundo a diretora de Cultura, Patrícia Banhara, o projeto divulga o trabalho da Banda Municipal nas escolas e, muitas vezes, atrai os jovens para que aprendam música no CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia). “Com o projeto, temos formação de plateia, popularização e circulação da música. Os alunos se sentem atraídos com a apresentação didática dos instrumentos e, com a realização desses concertos, o número de inscrições no CEMMH até aumenta”, destaca.

Banda Municipal e CEMMH: 20 anos de história

Neste ano, a Banda Municipal e o Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia, órgão da Prefeitura, comemoraram vinte anos. Para celebrar a data, a Administração promoveu durante uma semana, no mês de junho, diversas apresentações musicais no CEMMH.

Criada em 1994, a Banda Municipal é formada por instrumentos das famílias das madeiras, metais e percussão. Seu repertório inclui composições que vão da música popular à erudita, encantando o público com apresentações que ocorrem em toda a cidade.

O CEMMH, ampliado e reformado no ano de 2013, oferece aulas de música gratuitas à comunidade. O espaço tem capacidade para atender 400 aprendizes e, dentre os instrumentos ensinados nos cursos estão clarineta, saxofone, trompete, trombone, percussão, flauta transversal e percussão.

O órgão, administrado pela Secretaria de Cultura, é também o local onde surgiram os grupos musicais formados por alunos dos cursos. São eles: Banda Experimental, Vibrasax, Turuntuntun, Da Campana pra Fora, Sopro de Prata e Madeira Brasil.

O CEMMH está localizado na Rua Vicente Palhão, s/nº, no Jd. Santa Cândida.

SERVIÇO:

O Quê: Projeto Música na Escola

Quando: 05/08 – às 11h, às 13h e às 19h30

Onde: Escola Estadual Profª. Hedy Madalena Bocchi - Rua Pico do Itatiaia, 333, no Jd. Everest.

Quando: 07/08 às 11h; 12/08 às 17h e às 19h30

Onde: Escola Estadual Dr. Honorino Fabbri - Rua Osório Cândido da Silva, 179, Jd. Sumarezinho