Prefeitura apoia grupo cultural da cidade em Encontro de Folia de Reis

Administração fornece transporte à Cia de Reis Rosa dos Anjos, que participará do 9º Encontro de Folia de Reis, em Várzea Paulista

A Cia de Reis Rosa dos Anjos, entidade parceira da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, participa no próximo domingo (03/08), a partir das 10h, do 9º Encontro de Folia de Reis, evento que acontece em Várzea Paulista. A participação contará com o auxílio da Administração, que vai fornecer transporte para que os 28 componentes do grupo cheguem ao encontro. O evento, que acontece entre os dias 01º e 03 de agosto, é gratuito e será realizado na Praça da Bíblia, na Avenida Costa e Silva, s/nº, Jd. Primavera, Várzea Paulista – SP.

Para o coordenador da Companhia, Francisco Borges de Almeida, mais conhecido como Mestre Chiquinho, é importante retomar a cultura e perpetuar o conhecimento dos antepassados, o que acontece com a Folia de Reis. “Nosso maior foco é transmitir o conhecimento da cultura popular para a nossa geração. Temos que usar uma linguagem que todos entendam, para divulgar a cultura de Hortolândia”, ressalta. “Com todo o apoio que recebemos, ampliamos a cultura da cidade”, diz Mestre Chiquinho.

Folia de Reis

Criada em Hortolândia no ano de 1982, pelos Mestres Chiquinho e Esequias Barra, além de toda a comunidade, a Companhia de Reis Rosa dos Anjos tem sua base nos saberes da cultura popular e citações bíblicas referentes ao nascimento de Jesus Cristo.

O som de instrumentos de cordas e percussão, tocados pelos integrantes da Companhia, levam aos moradores uma mensagem de esperança por onde passam, preparando a população para o nascimento de Jesus. Posteriormente, a celebração continua, lembrando a visita dos três Reis Magos ao menino, no evento que é conhecido como festa de Santos Reis.

Para o secretário de Cultura, Glauco da Costa, a participação da Cia de Reis Rosa dos Anjos no evento é muito importante. “É a maior festa da cultura popular da região de Várzea Paulista e nossa Companhia tem o privilégio de fazer parte dessa festividade, o que estabelece o intercâmbio cultural entre as cidades”, afirma. “Isso fortalece ainda mais o grupo que, há tantos anos, leva mensagem de esperança por onde passa”, ressalta Glauco.

Com influência na origem européia, as celebrações de Folia de Reis que acontecem no Brasil, especialmente no interior, têm como destaque aspectos culturais locais próprios, como a música e a dança.

SERVIÇO:

O quê: 9º Encontro de Folia de Reis

(com participação da Cia de Reis Rosa dos Anjos, de Hortolândia)

Quando: De 01 a 03 de agosto

No dia 03/08, a Cia de Reis Rosa dos Anjos participa do evento, a partir das 10h

Onde: Praça da Bíblia - Avenida Costa e Silva, s/nº, Jd. Primavera, Várzea Paulista – SP.