Creape recebe profissionais da educação para formação ambiental

Encontros da Formação Continuada de Educação Ambiental acontecem nos dias 17,30 e 31 deste mês

Começa nesta quinta-feira (17/07), a quarta edição da Formação Continuada de Educação Ambiental, pertencente ao Programa Semana da Água, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).  Os encontros acontecem nos dias 17, 30 e 31 deste mês, das 8h às 17h, no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), localizado na Rua Bolívia, nº 290, Jd. Santa Clara do Lago II.

O objetivo é orientar os profissionais da Educação quanto ao planejamento das ações para a Semana da Água e Feira de Ciências, que acontecem em outubro. A formação tem um dia específico para cada categoria. O primeiro dia (17/07), é voltado para profissionais que atuam no Bolsa Creche, programa que oferece vagas em escolas conveniadas à Prefeitura. No dia 30 deste mês, reúnem-se os coordenadores da Educação Infantil. Já no último encontro (31/07), a formação é destinada a assistentes de direção do Ensino Fundamental.

Semana da Água

Realizado pelo Consórcio PCJ, por meio do Programa de Educação e Sensibilização, o projeto Semana da Água acontece durante o ano todo, envolvendo secretarias municipais de Educação, gestores e educadores da rede pública de ensino, além da própria comunidade.

Neste ano, o tema do projeto é “Reciclando o saber nos 20 anos de Semana da Água”. O objetivo é promover a conscientização a respeito dos problemas e soluções quanto ao gerenciamento, conservação e proteção dos recursos hídricos. Entre as atividades realizadas ao longo de todo o ano nas escolas municipais, estão as oficinas, palestras, vídeos e trabalhos com relação à temática.

Para que todas as atividades sejam executadas com sucesso, é necessário que agentes multiplicadores repassem o conhecimento adquirido durante as formações.

Em Hortolândia, 54 escolas participam da Semana da Água. Ao todo, cerca de 23 mil alunos estão envolvidos no projeto.

Segundo a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, com a ação, é possível sensibilizar a comunidade sobre o uso correto da água e outras questões que merecem atenção, tais como as mudanças climáticas, o aquecimento global e a situação das bacias hidrográficas. “Desta forma, despertamos atitudes efetivas frente à complexidade dos impactos ambientais causados pelo homem”, destaca Cleudice.

SERVIÇO:

O quê: Formação continuada de Educação Ambiental

Quando: 17/07 (para profissionais do programa Bolsa Creche), 30/07 (para coordenadores da Educação Infantil) e 31/07 (para assistentes de direção do Ensino Fundamental); as formações acontecem, durante os três dias, das 8h às 17h

Onde: Creape – Rua Bolívia, nº 290, Jd. Santa Clara do Lago II.