Prefeitura intensificará combate a queimadas ilegais em Hortolândia

Ação acontecerá nos bairros Jardim das Colinas, Terras de Santa Maria e Jardim São Felipe

A fim de intensificar o combate às queimadas ilegais em Hortolândia, a Prefeitura realizará, nos meses de abril e maio, ações de sensibilização e conscientização em pontos estratégicos da cidade. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o trabalho começará a ser feito, a partir desta quinta-feira (04/04), em três bairros muito afetados por focos de incêndio: Jardim das Colinas, Terras de Santa Maria e Jardim São Felipe.

A ação será desenvolvida por agentes ambientais, tanto do Departamento de Educação Ambiental quanto do Setor de Fiscalização. O objetivo é sensibilizar a população sobre os riscos que os incêndios representam para a saúde humana e também para a flora e fauna da cidade. Durante a ocorrência de queimada irregular e fora de controle, a fumaça invade os ambientes de forma agressiva, causa desconforto às pessoas e afeta a respiração de crianças e idosos, que muitas vezes precisam recorrer às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para passar por atendimento médico.

Levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente mostra que, na maioria das vezes, os incêndios são provocados por ação humana, seja por queima de folhas após varrição, seja por bituca de cigarro. Eles ocorrem próximos a matas ciliares, terrenos baldios e locais de descarte irregular de resíduos

A Administração Municipal ressalta que, em Hortolândia, realizar queimadas é crime ambiental, sujeito a multas, conforme prevê a Lei Municipal 2464/2010. As multas variam de 100 a 10 mil UFMHs (Unidades Fiscais Municipais de Hortolândia). Em números atualizados, válidos em abril de 2024, isso equivale a valores entre R$ 453,85 e R$ 45.385,00. Neste ano, de janeiro a março, foram emitidas 27 multas por ocorrência de queimadas.

Em caso de emergência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Defesa Civil, pelo 199.

Confira como obter outras informações sobre prevenção e combate a queimadas:

• Educação Ambiental - (19) 3809 - 0568
  • Fiscalização Ambiental - (19) 3845 -1149