Educação ambiental intensifica ações para combate de queimadas em diferentes bairros de Hortolândia

Ações da Prefeitura visam alertar sobre riscos e incentivar medidas preventivas durante o período de estiagem

Nesta terça-feira (04/07), a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura de Hortolândia deu início à orientação aos moradores dos bairros Vila Guedes, Jardim Aline e Jardim São Sebastião sobre os riscos das queimadas durante o período mais seco do ano. Devido aos índices de chuvas mais baixos, as ações de fiscalização e educação ambiental permanecem para alertar e orientar a população sobre como evitar o crime ambiental e as queimadas.

A orientação aos moradores está sendo realizada através de visitas porta a porta, acompanhadas da entrega de panfletos informativos que explicam como evitar o crime ambiental. Durante essas visitas, a importância da irrigação correta das plantas está sendo enfatizada, assim como a conscientização sobre não soltar balões, não jogar bitucas de cigarro nas ruas e não queimar entulhos ou plantações, visando evitar possíveis incêndios. Além disso, também estão sendo fornecidas orientações sobre o descarte adequado de resíduos nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Hortolândia possui 13 PEVs distribuídos pela cidade, oferecendo à população a oportunidade de descartar corretamente diversos tipos de materiais recicláveis.

Essa ação, que se estenderá até setembro, está alinhada com as diretrizes do programa Município Verde Azul, do qual Hortolândia é participante ativo. Os bairros mais críticos como Parque Gabriel, Jardim Nova Europa, Parque das Flores, São Felipe e Terras de Santa Maria, já foram visitados pela Equipe do Departamento Ambiental no mês de junho. Nos próximos dias, a ação será direcionada aos bairros Jardim Stella, Jardim Boa Vista, Estrada do Furlan e Estrada Municipal Antônio Nazareno, próximo a região do Novo  ngulo.

É fundamental que os moradores estejam atentos e adotem práticas de preservação, especialmente diante da previsão de baixa ou nenhuma chuva. Isso inclui cuidados extras com árvores nas ruas, canteiros, áreas verdes, quintais e calçadas de residências. A falta de irrigação adequada pode resultar em danos significativos aos exemplares arbóreos, prejudicando o meio ambiente.

Além disso, é importante ressaltar a proibição de queimadas, uma vez que essa prática contribui para a poluição do ar, causa acidentes no trânsito, doenças respiratórias, aquecimento global e impactos negativos na fauna e flora. Vale lembrar que as queimadas são consideradas crime de acordo com a Lei Municipal 2464/2010. As multas variam de 100 a 10 mil UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia), o que equivale a valores entre R$ 409,41 e R$ 40.941,00, de acordo com o cálculo de 2022. Confira a operação estiagem 2023.

“A conscientização e ações preventivas são essenciais para proteger e valorizar a natureza, permitindo que Hortolândia continue a se desenvolver de forma equilibrada e harmoniosa com o meio ambiente”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.