SP-101 terá trevo de acesso ao Corredor Metropolitano, afirma concessionária

Trevo ficará na altura do Jardim Nossa Senhora de Fátima, no km 5 da Rodovia

A concessionária Rodovias do Tietê, administradora do trecho da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), que passa por Hortolândia, confirmou que irá construir um dispositivo de acesso ao Corredor Metropolitano Noroeste no km 5 da rodovia, na altura do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A informação foi transmitida pelo presidente da concessionária, Sebastião Ricardo Carvalho Martins, ao prefeito Antonio Meira e ao secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon. Eles se reuniram, na manhã desta quarta-feira (28/05), em São Paulo, na sede da Rodovias do Tietê, para discutir o projeto da obra.

De acordo com Zanibon, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos) havia apresentado a prévia de um projeto de ligação simples do Corredor à rodovia, sem o direcionamento de tráfego por meio de sobreposições à pista da SP-101. Com isso, o município buscou parceria com a Rodovias do Tietê, que apresentou um novo projeto. “Desta vez, o projeto prevê um trevo de acesso com direcionamento de tráfego tanto para Campinas quanto para Monte Mor. Assim, os veículos que seguem pelo Corredor não precisarão passar pela malha urbana para entrar na rodovia”, destacou o secretário.

Durante a reunião, o prefeito sugeriu a implantação de retornos próximos do dispositivo de acesso. “Assim que o projeto for readequado, a Prefeitura fará a aprovação. Com isso, a documentação segue para avaliação da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), que fará a liberação de verba para a construção do dispositivo”, explicou Zanibon. Ainda não há estimativa de prazo ou investimento para a obra.

O prefeito aproveitou a ida a São Paulo para agradecer o apoio que a Rodovias do Tietê tem oferecido às ações realizadas em Hortolândia. “Nossa cidade recebe inúmeras obras para melhoria do sistema viário, tanto na área urbana, realizadas pela Prefeitura, quanto na Rodovia. São ações importantes que colaboram para garantir melhores condições do fluxo de veículos e o direito de ir e vir das pessoas”, enfatizou Meira.

Corredor Metropolitano

Nesta segunda-feira (26/05), a EMTU anunciou a retomada das obras remanescentes do Corredor Metropolitano em julho. O trecho restante inclui a ligação da avenida Rebouças, em Sumaré, ao Terminal Metropolitano de Hortolândia e o prosseguimento do traçado a partir da avenida Olívio Franceschini, no sentido Campinas. Nesta última etapa, o Corredor será interligado à Ponte Estaiada por meio de um cruzamento na altura da avenida da Emancipação.

Da ponte, o trajeto prossegue pela rua Antônio Costa dos Santos, no Jardim Nova América, até o entroncamento com a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), na altura do Jardim Nossa Senhora de Fátima. É neste ponto que a Rodovias do Tietê implantará o dispositivo de acesso à Rodovia.