Prefeito visita obras em andamento na região do Jardim Carmem Cristina

Nesta quarta-feira (28/05), população se reúne com prefeito e secretários municipais para discutir ações na região

O Prefeito Antonio Meira esteve, nesta terça-feira (27/05), no Jardim Carmem Cristina, onde acompanhou intervenções realizadas pela Prefeitura. Entre as obras em andamento, está a implantação de dois reservatórios de contenção de enchentes Jac-1 e Jac-2, em construção entre o bairro e o Jardim Minda. Com capacidade para armazenar mais de um bilhão de litros d´água, os reservatórios vão captar água da chuva e acabar de vez com as enchentes em Hortolândia. A obra é realizada em parceria com o governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com investimentos de R$ 47,5 milhões.

Durante a visita, Meira acompanhou a evolução da obra, que deve ser finalizada no primeiro semestre de 2015. Os reservatórios ficam às margens do Ribeirão Jacuba. O Jac-1 tem capacidade para armazenar 507,2 milhões de litros d´água; já o reservatório Jac-2 armazenará 620 milhões de litros de água. Os reservatórios estão projetados para suportar chuvas muito fortes, sem transbordar, com auxílio de uma barragem. Em tempo seco, as comportas das barragens ficarão fechadas. No período de chuva, serão abertas, conforme o volume de água.

A obra fica próxima à Ponte Estaiada, que fará parte do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste, importante ligação viária regional. Além das lagoas de contenção de cheias, a Prefeitura implantará no entorno um parque urbanizado com ciclovias, equipamentos de ginástica, quadra esportiva, quiosques, pista de caminhada, paisagismo e área de estacionamento, intervenções que transformarão o local num cartão postal da cidade.

Meira também vistoriou o andamento das obras de construção da ponte na rua Flamboyant, em frente ao Plantão Policial da cidade. Com a entrega do sistema viário previsto para o início do segundo semestre, a Prefeitura pretende facilitar o acesso aos bairros próximos do Jardim Carmem Cristina, Jardim Nova Europa e Jardim Novo Ângulo.

Saúde

O prefeito também esteve na USF (Unidade de Saúde da Família) Carmem Cristina, onde conversou com funcionários e pacientes. Meira destacou as obras do prédio da nova USF do Jardim São Jorge, que abrigará a equipe do Carmem Cristina em um novo prédio, em substituição ao atual, que é alugado. Neste mês, a obra entrou em fase de acabamento. Os operários trabalham na implantação da cobertura do prédio e assentamento dos revestimentos. A previsão é que toda a estrutura fique pronta no início do segundo semestre.

A unidade de saúde terá uma área construída de aproximadamente 500 metros quadrados. Com esta estrutura será possível ampliar a capacidade de atendimento da unidade para três equipes de saúde da família, aumentando de mil para três mil as famílias atendidas, abrangendo moradores dos bairros São Jorge, Minda e Carmem Cristina.

“O novo prédio garantirá mais conforto aos pacientes, que terão uma USF adequada ao atendimento das famílias e aos servidores que trabalham no local. Este e outros investimentos na área da saúde refletem diretamente na qualidade de vida da população, que merece um tratamento eficiente, rápido e perto de casa”, destacou o prefeito.

Prefeitura na Comunidade

Nesta quarta-feira (28/05), é a vez dos moradores dos bairros Jardim Carmem Cristina, Jardim Minda, Jardim das Laranjeiras e Jardim São Camilo receberem a ação “Prefeitura na Comunidade”. O encontro dos moradores com o prefeito Antonio Meira e secretários municipais acontece, às 19h, na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosimar Bertão Gomes, localizada na rua Gisele França Gomes, nº 78, no Jardim Minda.

Coordenada pela Secretaria de Chefia de Gabinete, a ação “Prefeitura na Comunidade” envolve todas as secretarias municipais, a fim de estreitar os laços entre a Administração Municipal e a população. Até agora, já foram visitados o Residencial São Sebastião, Jardim Adelaide, Nova Europa, Jardim Rosolen, Jardim Boa Esperança, Jardim Santiago, Jardim São Bento e Vila Real.

“Quero estar sempre próximo da comunidade, ouvindo sugestões, ajudando a enfrentar desafios e discutindo a construção de uma cidade cada vez melhor. Nosso governo é feito pelas pessoas, com as pessoas e para as pessoas”, afirmou o prefeito.