Peça de teatro “Diário 29” retorna para duas apresentações em Hortolândia

Espetáculo mostra relação entre mídia e ditadura militar no Brasil; confira locais e horários

Entretenimento e informação. São esses os elementos-chave da peça “Diário 29”, produzida pelo Coletivo Dedo de Moça, grupo de teatro apoiado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. Com o objetivo de levar o público a uma reflexão a respeito do período da Ditadura Militar no Brasil, a peça teatral terá duas novas apresentações na cidade.

A primeira delas será na próxima quarta-feira (28/05), às 20 horas, na Biblioteca Luz do Saber, localizada na Rua Graciliano Ramos, 698, no Jardim Amanda. No dia 5 de junho, será a vez do CAC (Centro de Arte e Cultura) receber o espetáculo. O CAC fica na Avenida Armelinda Espúrio da Silva, 785, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. A entrada é gratuita e permitida apenas para maiores de 16 anos. O limite é de 30 pessoas por noite.

A peça mostra a relação entre a mídia e a ditadura militar no Brasil (1964-1985), desde o golpe militar de 31 de março de 1964 até os dias de hoje, além dos efeitos da tortura contra aqueles que se opunham ao golpe. O nome “Diário 29” refere-se ao jornal diário, meio de comunicação censurado na época, e os 29 anos em que a população não pôde votar diretamente para Presidente da República.

De acordo com Anderson Zotesso, agente cultural e participante do coletivo, a encenação mostra as memórias imaginadas por um jornalista do período. “É um relato sobre um assunto do qual se deve falar sempre, não pode ser esquecido. A peça possui texto original e transforma a biblioteca, seus corredores e o anfiteatro em um porão, resultando numa experiência sinestésica, ou seja, mexe com todos os sentidos da pessoa”, explica. Anderson e Eduardo Leoncio são os autores do texto.

Fora de Hortolândia, o Coletivo se apresenta na próxima sexta-feira (30/05), às 18 horas, na VI Feira Paulista de Teatro do Oprimido e Popular, no Paço Municipal de Santo André, Salão Burle Marx. No dia 18 de julho, às 20h30, “Diário 29” será apresentada na fábrica Flaskô, localizada na Rua Marcos Dutra Pereira, 300, no Parque Bandeirantes, em Sumaré.

O quê: Peça teatral “Diário 29”

Onde: Biblioteca Luz do Saber (CAIC)

Rua Graciliano Ramos, 698, Jardim Amanda

Quando: quarta, 28/05, às 20h