Hortolândia recebe Kit Cinema

Exibições gratuitas de filmes acontecem, a partir do segundo semestre, em diversos pontos; um dos locais escolhidos é o Centro Cultural Jd. Amanda

Ir ao cinema vai ficar mais fácil para os moradores de Hortolândia. O município foi contemplado com um dos 150 kits de projeção doados pelo governo de São Paulo a diversos municípios paulistas. O convênio entre o Estado e a Prefeitura foi firmado pelo prefeito Antonio Meira, na capital paulista, na última segunda-feira (12/05).

O kit é composto por projetor, aparelho de DVD, telas de projeção, mesas e caixas de som. Com os equipamentos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, vai levar cultura audiovisual a espaços públicos. A partir do segundo semestre deste ano, as exibições gratuitas de filmes acontecerão no Centro Cultural Jd. Amanda, em fase avançada de construção pela Administração, e também no formato itinerante, envolvendo praças, parques e escolas.

De acordo com a diretora de Cultura, Patrícia Banhara, o objetivo é democratizar o acesso a atividades culturais que atendam à população. “O kit cinema é uma das ferramentas que atendem ao Plano Municipal de Cultura. Com isso, podemos montar a programação que entrará em exibição no 2º semestre”, comenta.

Segundo Patrícia, a programação será distribuída em exibições de forma itinerante, abrangendo parques, praças, auditórios das escolas municipais, espaços culturais e, principalmente, bairros que se distanciam do centro da cidade. “Este kit é mais uma conquista da população, uma vitória da arte e cultura de Hortolândia", comemora a diretora.

Outra iniciativa que democratiza o acesso da população à cultura audiovisual é o “Cinema no Bairro”, uma das inovações da Administração na área de Cultura. Para levar o cinema até os bairros mais distantes da região central, a Secretaria de Cultura conta com uma moderna estrutura: uma tela inflável gigante, de 12 m de comprimento, 9 m de altura e base de 3 m, com projeção e som digital. A estrutura inclui, também, 200 cadeiras para os visitantes assistirem ao filme de modo confortável.