Baile dos anos 60 anima idosos de Hortolândia

Evento organizado pelo CCMI Remanso contou com clássicos do flashback e roupas de época

Um dia para gastar as energias com os passinhos do flashback e abusar da criatividade na hora de se vestir. Assim foi a manhã desta segunda-feira (29/04) para os idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro, durante o 1º Baile dos Anos 60’s. O evento organizado pelo órgão da Prefeitura vinculado ao Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Governo compõe o calendário de atividades programadas em virtude do mês da atividade física.

Ao som de clássicos interpretados pelo Quinteto Cultura, os idosos esbanjaram talento e muita disposição ao executar os passinhos do estilo de dança flashback. O grupo musical ligado à Prefeitura alegrou os idosos com sucessos dos anos 60’s e das décadas seguintes, como “Whisky a Go Go”, de Roupa Nova, “Garçom” de Reginaldo Rossi e “Fogo e Paixão”, de Wando.

A psicóloga e coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga, explica que a ideia de organizar o baile partiu dos próprios idosos. “Esta é a primeira vez que organizamos um baile com o tema específico dos anos 1960. A ideia surgiu dos próprios idosos. São muitos os benefícios, como a melhora da autoestima, a memória afetiva dos anos 60, quando eram todos jovens, o resgate de parte da própria história. Junto com esses benefícios, acabamos trabalhando a atividade física”, esclareceu Fernanda Fadiga, ao elogiar o empenho dos idosos em se caracterizar para o baile com roupas de época.

Dalzi Alves da Silva foi uma dessas pessoas que solicitou a organização do baile temático. A nostalgia da época é refletida pela vitrola, discos vinis e fitas cassetes, itens que a idosa trouxe para ajudar na decoração. “Como é bom relembrar a época em que tínhamos 15 anos. Hoje nós nos sentimos como se tivéssemos essa idade. Para mim, esse baile representa isso: relembrar a nossa juventude”, comenta a moradora do Jd. Campos Verdes, que destaca o desempenho de alguns colegas que dançaram a manhã toda.

Além de se divertirem e dançarem ao som de “YMCA”, de Village People, e “Girls Just Wanna Have Fun”, de Cyndi Lauper, o baile dos anos 60 também foi uma oportunidade para os idosos do CCMI colocarem a criatividade para fora no quesito moda. Os idosos se caracterizaram para o baile usando roupas com estampas florais e geométricas, laços de bolinhas e vestidos no estilo trapézio. A coordenação do CCMI Remanso premiou com medalhas as seis melhores fantasias do baile.

A diretora do Departamento de Direitos Humanos da Prefeitura de Hortolândia, Marlene Batista, destaca os benefícios do baile para o público da melhor idade. “O baile dos anos 60 para a melhor idade é muito mais do que uma simples atividade recreativa da Melhor Idade Remanso. Este baile é um espaço de inclusão, de resgate de memórias e de promoção da saúde física e mental dos idosos. Além de proporcionar momentos de diversão e socialização, esses eventos contribuem para a manutenção da autonomia e da autoestima dos participantes, mostrando que a idade não é um limitador para a alegria e para a vivacidade. É fundamental valorizar e apoiar iniciativas como essa, que enriquecem a vida dos nossos idosos e fortalecem os laços”, declara Marlene Batista.

Conheça os idosos premiados no quesito melhoras fantasias do baile dos anos 60:

Vanide Correia

Flodomira Ap. Borges