Hortolândia se prepara para participar da “Operação São Paulo sem fogo 2024”

Agentes da Defesa Civil Municipal participam de formação sobre o tema na cidade de Pinhalzinho

Hortolândia já se prepara para enfrentar os dias secos de outono, período propício à ocorrência de queimadas e focos de incêndio, que tanto afetam a fauna e a flora locais, prejudicando ainda a saúde humana. Os agentes da Defesa Civil de Hortolândia, Saulo Barros e Adriano Oliveira, participaram de formação sobre o  tema em Pinhalzinho, nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/04),  promovida pela Divisão de Preparação da Casa Militar e Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo.

Segundo o Ofício N° 013/2024-CM-DPREP, recebido pela Secretaria de Segurança de Hortolândia, o treinamento preparatório para a "Operação São Paulo Sem Fogo 2024" oferece palestras com temas relativos ao período de estiagem, tais como Plano de Contingência e Previsão Meteorológica, Emissão de Alertas e Comunicação no Desastre, Incêndios Florestais e a Fauna Silvestre, Saúde Pública no período de Estiagem, Regras de Segurança em deslocamento no terreno e Bases de treinamentos práticos com técnicas de combate direto (fogo e abafadores), técnicas de combate indireto (abertura de aceiros) e exposição de materiais básicos para uma equipe de combate a incêndio florestal. Além disso, disponibiliza atividades em campo. De acordo com os organizadores, o objetivo da formação é "especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil para atuação nas ocorrências típicas da estiagem e demais ações tanto preventivas quanto de mitigação e resposta".

“A Defesa Civil de Hortolândia atua em consonância com as diretrizes estadual e federal. É extremamente importante que nossos servidores sejam capacitados e aptos a atuarem com pronta resposta aos possíveis riscos que possam surgir nas operações, seja a de Estiagem seja a das chuvas de verão. O governo do prefeito Zezé Gomes tem como princípio cuidar principalmente das pessoas e é a isso que estamos atentos, uma vez que a estiagem é um período propício a gerar problemas de saúde, com a inalação de fumaça proveniente das queimadas, além das quedas bruscas da Umidade Relativa do Ar”, afirma o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa, o Dr.Jold.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, a “Operação São Paulo sem fogo em 2024” terá início em maio e irá até 30 de setembro, podendo ser prorrogada.