UBS Amanda I recebe tenda nova para aulas de lian gong

Equipamento novo foi instalado no início deste mês; aulas acontecem às terças e quintas-feiras

Os praticantes de lian gong na UBS (Unidade Básica de Saúde) Amanda I agora já podem se exercitar com mais conforto. A Prefeitura de Hortolândia instalou uma nova tenda para as aulas da modalidade, no início deste mês. O novo equipamento está colocado na área externa da unidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a tenda possibilita que as aulas sejam realizadas em dias de chuva ou de sol intenso. Em dias de chuva, a aula era cancelada. A Secretaria de Saúde ainda destaca que o novo equipamento também pode estimular mais pessoas a participarem da atividade física.

As aulas de lian gong são ministradas na UBS às terças e quintas-feiras, às 7h. De acordo com a coordenadoria da unidade, as aulas são abertas à população. Para quem quiser participar, a coordenadoria recomenda o uso de roupas leves adequadas para a prática de exercício físico e trazer garrafa de água.

“As aulas de lian gong são uma ação para promover melhor qualidade de vida  e saúde física dos moradores. É uma atividade que também beneficia a saúde mental, uma vez que a prática estimula a sociabilização entre as pessoas”, destaca o coordenador geral dos serviços de Atenção Primária e Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Leandro da Silva Severino.

CAPACITAÇÃO

De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as UBSs do município oferecem lian gong para a população. Atualmente, cerca de 1.400 pessoas participam das aulas ministradas pela Prefeitura. A modalidade também é oferecida nos CCMIs (Centros de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro e Amanda e no espaço Viva Mais, todos órgãos da Secretaria de Governo.

Para possibilitar que mais moradores tenham acesso à prática de lian gong, a Secretaria de Saúde ministra regularmente uma capacitação para formar novos instrutores da modalidade. O coordenador de práticas corporais da Secretaria de Saúde, Alfredo Wagner da Conceição, responsável pela formação, destaca que uma nova turma de instrutores, composta por 26 aprendizes, está prevista para se formar em maio deste ano. “A formação de novos instrutores possibilita que as aulas aconteçam regularmente nas unidades onde a modalidade é oferecida. E também que seja feito o rodízio de instrutores quando necessário, seja por motivos de licença ou férias”, ressalta o coordenador.

A prática de lian gong foi implantada no município em 2005. O coordenador  Alfredo Wagner da Conceição destaca que a prática do lian gong oferece vários benefícios à saúde, aumento da resistência física, vitalidade do organismo e melhora na circulação sanguínea. A atividade é indicada para tratamento e prevenção de diversas doenças.

O lian gong é uma modalidade de exercícios terapêuticos. A atividade foi criada por um ortopedista chinês, nos anos 1970, inspirado em movimentos do kung fu. O lian gong é formado por três partes, cada uma com 18 movimentos.