Cantora Bivolt é atração da batalha de rima em Hortolândia

Evento da Prefeitura será na segunda-feira (11/03), às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos

Para comemorar o Dia e o Mês da Mulher e inspirar o público feminino a fazer rimas, Hortolândia recebe uma artista que entende bem dessa arte. A cantora Bivolt (foto) é a atração do evento “Batalhas, Rimas & Conhecimento”, que a Prefeitura promove na segunda-feira (11/03). A batalha será, às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. O evento tem classificação indicativa de 16 anos.

A batalha é aberta ao público. Para participar, é só “colar” no dia do evento e fazer inscrição das 19h às 19h30. Os participantes disputam dois rounds. Em caso de empate, é disputado o terceiro round. Quem terminou a sequência de rimas não recomeça.. A batalha tem regras. É proibido falar palavrões, insultar, fazer ofensas ou discriminação contra qualquer tipo de público, comunidades étnicas e LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas com deficiência (PcD), ou fazer qualquer outro tipo de insulto ou discriminação. Também é proibido para os participantes consumir bebida alcóolica ou usar qualquer tipo de entorpecente durante a batalha.

O QUE É BATALHAS DE RIMA?

As batalhas de rima surgiram praticamente junto com a cultura hip hop nos Estados Unidos, entre os anos 1970 e 1980. As batalhas são duelos travados entre MCs (mestres de cerimônia), que fazem rimas de improviso na hora.

Para estimular a arte da rima entre os jovens, a Prefeitura de Hortolândia começou a realizar o evento “Batalhas, rimas & conhecimento”, em 2022. Desde então, o evento já teve atrações de renome da cena de rap e hip hop do Brasil, como Nego Max, Dexter e Face da Morte.

BIVOLT

Bivolt é uma das artistas mais consagradas da nova geração feminina do rap brasileiro. Nascida na favela do Boqueirão, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, Barbara Bivolt iniciou sua carreira na adolescência justamente em batalhas de rima.

Em 2017, foi a primeira artista feminina de rap a se apresentar no festival Rock In Rio. Dois anos depois, a artista fez uma volta às suas origens ao lançar a música “Vista Loka”, cujo clipe foi gravado na comunidade onde nasceu. No ano seguinte, Bivolt gravou seu primeiro disco, intitulado com seu nome. O repertório foi formado por 14 músicas próprias, nas quais trouxe influências do pop e do r&b. Nesse trabalho, Bivolt contou ainda com participações de artistas jovens de diferentes gêneros e estilos musicais: Xenia França, Tasha & Tracie, Dada Yute, Jé santiago e Lucas Boombeat.

Em 2021, Bivolt alcançou um público maior ao ter sua música “Cubana” incluída na trilha sonora da novela “ Um lugar ao sol”. Ainda nesse ano, lançou seu segundo disco, intitulado “Nitro”, com oito músicas. Uma delas é “Raspa Placa”, gravada em parceria com a cantora Duda Beat.

Bivolt alcançou outra importante conquista na carreira, desta vez em âmbito internacional. Ela se apresentou no prestigiado festival SXSW (South By Southwest), no Texas (Estados Unidos). Ao longo de sua carreira, a cantora fez parcerias com outros artistas de renome, como Gloria Groove, na música “Pimenta”, e o rapper Emicida, na música “Eu & Tu!”. O mais recente trabalho da cantora é o disco “Chave”, lançado em 2023, com 11 músicas próprias.