Hortolândia promove 1ª batalha de rima do ano nesta segunda-feira (12/02)

Evento será, às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, com participação do rapper Nego Max

Em meio ao clima de carnaval, Hortolândia terá um desfile de rimas poderosas. A Prefeitura promove a primeira edição do ano do evento Batalhas, Rimas & Conhecimento, nesta segunda-feira (12/02). O duelo começa, às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. Sob comando do MC Crônica Mendes e com as discotecagens do DJ Romeu, o evento terá como atração musical o rapper Nego Max (foto). O evento tem classificação indicativa para maiores de 16 anos.

Quem quiser participar da batalha é só “colar” no evento e fazer a inscrição na hora. Podem participar moradores de Hortolândia e região. Os participantes disputam dois rounds. Em cada round, cada participante tem que mandar oito rimas. Em caso de empate, é disputado o terceiro round, seguindo a mesma contagem. Quem terminou a sequência de rimas não recomeça. Para esquentar o terceiro round, a organização do evento indica um tema de alguma área do conhecimento sobre o qual os rimadores terão que improvisar. Caso o empate persista, um jurado definirá quem será o vencedor da batalha.

A batalha tem regras. É proibido falar palavrões, insultar, fazer ofensas ou discriminação contra qualquer tipo de público considerado minoritário (comunidades étnicas, público LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas com deficiência (PCDs), entre outros). Também é terminantemente proibido aos participantes fazer uso de bebida alcóolica ou quaisquer entorpecentes durante a batalha.

NEGO MAX

Para inspirar os rimadores, a batalha terá a apresentação de Nego Max. Um dos grandes nomes do hip hop brasileiro atual, o rapper iniciou sua carreira em 2010. Desde então, já lançou três discos, “Testemunha criação” (2015), “Afrokalipse” (2018) e “Carbono” (2021). Dentre as músicas mais conhecidas do artista estão “Eu não sou racista”, “Heavy mental” e “Destravei”. Ao longo da carreira realizou parcerias musicais com outros artistas renomados do rap como Sandrão RZO, Kamau e DJ Cia.

BATALHAS DE RIMA

As batalhas de rima surgiram praticamente junto com a cultura hip hop nos Estados Unidos. As batalhas são duelos travados entre MCs (mestres de cerimônia), que fazem rimas de improviso na hora.

Para estimular a arte da rima entre os jovens, a Prefeitura de Hortolândia começou a realizar o evento “Batalhas, rimas & conhecimento” em 2022. Desde então, o evento já teve apresentações de artistas renomados, como o grupo Face da Morte, os rappers DBS Gordão Chefe  e Dexter.