Rapper Dexter é atração da batalha de rimas da Prefeitura, nesta terça-feira (28/03)

Evento será, às 20h, no teatro Elizabeth Keller de Matos, Jd. Amanda

Os manos e as minas de Hortolândia têm a oportunidade de mostrar suas habilidades poéticas. A Prefeitura de Hortolândia realiza o evento “Batalha, rimas e conhecimento”, nesta terça-feira (28/03), às 18h. A “batalha” será no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, órgão da Secretaria de Cultura, localizado na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A classificação indicativa do evento é para pessoas com idade a partir de 16 anos.

Para participar da batalha de rima, basta comparecer no local e fazer a inscrição até às 19h. Podem participar moradores de Hortolândia e região. O evento reserva no mínimo duas inscrições para mulheres. No total, serão 12 participantes, incluindo o vencedor da edição anterior.

Os participantes disputam dois rounds. Em cada round, cada rimador tem que improvisar dois versos por vez, somando um total de 16 versos. Em caso de empate, é disputado o terceiro round. Cada rimador improvisa dois blocos de quatro versos. Para esquentar o terceiro round, a organização do evento indica um tema de alguma área do conhecimento sobre o qual os rimadores terão que improvisar. Caso o empate persista, um jurado definirá quem será o vencedor da batalha. De acordo com a Secretaria de Cultura, haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados.

Para participar da batalha, é necessário seguir algumas regras. É proibido falar palavrões e fazer ofensas, insultar ou discriminação contra qualquer tipo de público, incluindo comunidades étnicas, público LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas com deficiência (PCDs), entre outros. Também é terminantemente proibido aos participantes fazer uso de bebida alcóolica ou quaisquer entorpecente durante a batalha.

DEXTER

Além de promover a batalha de rimas, o evento terá o rapper Dexter, que fará uma apresentação. Um dos principais artistas do rap brasileiro, Dexter cumpriu pena no sistema prisional durante 13 anos, tendo ganho liberdade em 2011. O artista é um dos criadores do grupo 509-E e também atua em carreira solo. Recentemente, Dexter começou a trabalhar como ator na série “Pico da Neblina”, produzida por uma emissora de televisão por assinatura. O evento terá ainda o MC (mestre de cerimônia) Crônica Mendes, discotecagem com o DJ Romeu e abertura com o rapper JC MDF.

As batalhas de rima surgiram praticamente junto com a cena de rap e hip hop nos Estados Unidos, nos anos de 1980. As batalhas se caracterizam pelo duelo entre MCs, que fazem rimas de improviso na hora. Com a realização do evento, a Prefeitura de Hortolândia evidencia as batalhas de rimas, que é um tipo de manifestação cultural que já acontece em várias regiões da cidade, com grande participação do público jovem. A primeira edição da batalha de rima da Prefeitua foi realizada no ano passado.