Projeto “Gangsta e Poesias” é o convidado do “Batalhas, Rimas e Conhecimentos”, nesta terça-feira (10/10)

Evento terá início às 18h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos

Se você gosta de hip hop, improviso de rimas e declamação de poesias, o evento “Batalhas, Rimas e Conhecimentos” será uma boa opção de entretenimento. Realizado às 18h desta terça-feira, o evento cultural promovido pela Prefeitura de Hortolândia por meio da Secretaria de Cultura promete animar o público com a presença do “Gangsta e Poesias”, grupo formado por mulheres que mescla música, encenação teatral, DJ e grafites em suas apresentações. A batalha de rimas se aberta ao público geral, desde os rimadores da região aos entusiastas da arte de compor versos. Para prestigiar o evento, interessados devem comparecer ao Teatro Elizabeth Keller de Matos, localizado na Rua Graciliano Ramos, 280, no Jd. Amanda. A entrada será gratuita, respeitando a capacidade máxima do teatro, que é de 200 pessoas.

O Projeto “Gangstar e Poesia” é um time formado apenas por mulheres, que exploram por meio da música temas como o empoderamento feminino, combate à violência contra a mulher, equidade de gêneros, superação de traumas psicológicos e a conscientização da sociedade. O estilo apresentado pelas rappers Tuca Lélis, Dona Kelly, Sharylaine, Kelly Neriah e Lauren Priscila é do RAP de mensagem Old School com timbres Boombap acústico, cuja sonoridade une batidas contundentes com ritmo marcante.

A primeira música apresentada pelo grupo é “Não Me Pertence Mais”, que narra experiências vivenciadas por cinco mulheres, que superam traumas e conflitos sociais. Combinando letras viscerais com melodias cativantes, a música estimula a reflexão e emociona o público com um som moderno que, paradoxalmente, desperta uma sensação nostálgica. A apresentação do grupo une outras vertentes artísticas. Enquanto as rappers cantam as músicas, a DJ Zemê performa colagens musicais no toca discos. O espetáculo se consolida com a presença da violonista Ângela Maria e de duas artistas teatrais que encenam cada música. O pocket show também conta com intervenções da moda urbana e grafite, já que ao longo da apresentação a design de moda Carina Mei Mei faz grafite em uma peça de roupa (cropped), doado ao público ao final do espetáculo. O projeto tem a curadoria e direção artística da rapper e empresária Tuca Lélis. A proposta é difundir os multitalentos das mulheres da cultura Hip Hop, valorizando e desbravando o universo feminino.

A “Batalha, Rimas e Conhecimentos” desta terça-feira (10/10) promoverá duelos de MCs da região com direito a premiações. A abertura do evento ficará a cargo de Sara Black, com intervenções de Zebe. A discotecagem será de DJ Romeu e a apresentação, de Crônica Mendes.

Como funciona a batalha

A batalha de rimas reúne dois participantes por vez em dois rounds. Em casa round, cada um dos rimadores tem que improvisar dois versos, somando um total de 16 versos. Em caso de empate, é disputado o terceiro round, em que cada rimador improvisa dois blocos de quatro versos. Durante o round de desempate, a organização do evento sugere um tema de alguma área do conhecimento sobre o qual os rimadores terão de improvisar. Caso o empate persista, o vencedor da batalha será definido por um jurado.

Para participar do evento, os rimadores terão de respeitar algumas regras básicas. Durante a batalha de rimas, é proibido o uso de palavrões e ofensas às comunidades étnicas e LGBTQIAPN+, às mulheres, às PcDs (Pessoas com Deficiência) ou qualquer outro tipo de insulto ou discriminação. O evento também proíbe terminantemente o uso de bebidas alcóolicas, assim como quaisquer outros entorpecentes durante as apresentações.  A classificação indicativa do evento é de 16 anos.

“Batalhas, Rimas e Conhecimentos”

Convidado: Projeto “Gangsta e Poesia”

Data: terça-feira, 10 de outubro

Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos