2ª edição do evento “Batalhas, rimas e conhecimento” será nesta terça-feira (30/08)

Batalha de rimas da Prefeitura será, às 19h, na praça do Jd. Novo Ângulo; atração musical será o grupo Realidade Cruel

Manos e minas que curtiram o evento “Batalha, rimas e conhecimento” têm outra oportunidade de mostrar suas habilidades na arte de rimar. A Prefeitura de Hortolândia promove a segunda edição do evento, nesta terça-feira (30/08). A batalha será travada às 19h, na praça do Jardim Novo Ângulo, situada na rua Edézio Vieira de Moraes, ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde). A classificação indicativa do evento é para pessoas com idade a partir de 16 anos.

Quem quiser participar, basta comparecer no evento e fazer a inscrição na hora. As regras serão informadas antes do início das batalhas para os participantes e o público. A principal regra é que são proibidos palavrões, ofensas, insultos ou discriminação contra comunidades étnicas, LGBTQIAPN+, às mulheres, pessoas com deficiência (PCDs) ou qualquer outro grupo social.

O evento terá batalhas em um ringue onde 12 duelistas vão “lutar” dois rounds, cada um com 30 segundos de duração. Em caso de empate, será disputado o terceiro round, no qual os competidores deverão mandar rimas sobre um tema relacionado com alguma área do conhecimento até que haja um vencedor. O tema será definido na hora pela plateia. De acordo com a Secretaria de Cultura, haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados (1º lugar – R$ 300,00; 2º lugar – R$ 200,00; 3º lugar – R$ 100,00).

As batalhas de rima surgiram praticamente junto com a cena de rap e hip hop nos Estados Unidos, nos anos de 1980. As batalhas se caracterizam pelo duelo entre MCs (mestres de cerimônias), que fazem rimas de improviso na hora.

Atração musical

Para animar e inspirar ainda mais o público e os competidores, a batalha terá a apresentação do grupo Realidade Cruel (foto). Formado em 1992, o grupo é um dos expoentes da cena de rap de Hortolândia. Atualmente, a formação conta com DJ Bola8, TM, Tuca e Markão II.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destaca que com a segunda edição do evento a Prefeitura prossegue com o trabalho de dar visibilidade à batalha de rima, uma das principais manifestações culturais existentes na cidade.

“Com a segunda edição do evento, a Prefeitura leva a cultura aos diferentes bairros da cidade, falando a linguagem das comunidades da periferia. A batalha de rima é uma manifestação artística legítima, urgente e emergente. Por isso, a Prefeitura oferece o suporte necessário para acolher artistas e moradores em um ambiente de livre manifestação poética, dentro das regras que o evento propõe e a comunidade do hip hop pratica”, salienta o secretário.