Batalha de rima em Hortolândia tem pocket show do rapper WGI

Evento acontece nesta terça-feira (14/11), às 18h, no teatro Elizabeth Keller de Matos

A prática das batalhas de rima está bem difundida em Hortolândia. Isso acontece graças ao incentivo da Prefeitura de Hortolândia, que promove mensalmente o evento “Batalhas, rimas & conhecimento”. Nesta terça-feira (14/11) haverá mais uma edição da batalha, às 18h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos. O local fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. Desta vez, a atração será o rapper WGI (foto).

Quem quiser participar da batalha é só “colar” no local e fazer a inscrição até às 19h30. Podem participar moradores de Hortolândia e região. O evento reserva no mínimo duas inscrições para mulheres. No total, serão 12 participantes, incluindo o vencedor da edição anterior.

Os participantes disputam dois rounds. Em cada round, cada rimador tem que improvisar dois versos por vez, somando um total de 16 versos. Em caso de empate, é disputado o terceiro round. Cada rimador improvisa dois blocos de quatro versos. Para esquentar o terceiro round, a organização do evento indica um tema de alguma área do conhecimento sobre o qual os rimadores terão que improvisar. Caso o empate persista, um jurado definirá quem será o vencedor da batalha.

A batalha tem regras. É proibido falar palavrões, insultar, fazer ofensas ou discriminação contra qualquer tipo de público (comunidades étnicas, público LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas com deficiência (PCDs), entre outros). Também é terminantemente proibido aos participantes fazer uso de bebida alcóolica ou quaisquer entorpecentes durante a batalha.

POCKET SHOW DE WGI

Além dos duelos de rimas, o público poderá conferir o pocket show do rapper WGI. Com 25 anos de carreira, o artista é um dos nomes mais respeitados do rap brasileiro. WGI é integrante do grupo Consciência Humana, formado na zona leste da periferia da cidade de São Paulo. Em paralelo ao trabalho com o grupo, WGI lançou seu primeiro disco solo, “Você é capaz”, em 2019.

BATALHAS DE RIMA

As batalhas de rima surgiram praticamente junto com a cultura hip hop nos Estados Unidos. As batalhas são duelos travados entre MCs (mestres de cerimônia), que fazem rimas de improviso na hora. Neste ano, a cultura hip hop, cujos três elementos são o rap, o break e o grafite, completa 50 anos.

Para estimular a arte da rima entre os jovens, a Prefeitura de Hortolândia começou a realizar o evento “Batalhas, rimas & conhecimento” em 2022. Desde então, o evento já teve apresentações de artistas renomados, como o grupo Face da Morte, os rappers DBS Gordão Chefe e Dexter.