Grupo Face da Morte se apresenta na Batalha de Rima da Prefeitura de Hortolândia

Evento será nesta terça-feira (13/06), às 18h, no teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda

O evento “Batalha, rimas e conhecimento” desta terça-feira (13/06) será especial. O convidado da vez é o grupo Face da Morte (foto). A “batalha”,  realizada pela Prefeitura de Hortolândia, será, às 18h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A classificação indicativa é 16 anos.

Se você gosta de declamar poesias é só “colar” no dia do evento e fazer a inscrição até às 19h. Podem participar moradores de Hortolândia e região. O evento reserva no mínimo duas inscrições para mulheres. No total, serão 12 participantes, incluindo o vencedor da edição anterior.

Os participantes disputam dois rounds. Em cada round, cada rimador tem que improvisar dois versos por vez, somando um total de 16 versos. Em caso de empate, é disputado o terceiro round. Cada rimador improvisa dois blocos de quatro versos. Para esquentar o terceiro round, a organização do evento indica um tema de alguma área do conhecimento sobre o qual os rimadores terão que improvisar. Caso o empate persista, um jurado definirá quem será o vencedor da batalha. De acordo com a Secretaria de Cultura, haverá premiação para os três primeiros colocados.

Para participar da batalha, é necessário seguir algumas regras. É proibido falar palavrões e fazer ofensas, insulos ou discriminação contra qualquer tipo de público, incluindo comunidades étnicas, público LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas com deficiência (PCDs), entre outros. Também é terminantemente proibido aos participantes fazer uso de bebida alcóolica ou quaisquer entorpecentes durante a batalha.

As batalhas de rima surgiram junto com o rap e o hip hop nos Estados Unidos, nos anos 1980. As batalhas se caracterizam pelo duelo entre MCs (mestres de cerimônia), que fazem rimas de improviso na hora.

Com a realização do evento, a Prefeitura de Hortolândia abre espaço para as batalhas de rimas, tipo de manifestação cultural que já acontece em várias regiões da cidade, com grande participação do público jovem. A primeira edição da batalha de rima da Prefeitua foi realizada no ano passado.

PIONEIROS

O Face da Morte foi formado por Aliado G e Mano Ed, em 1995. O duo é um dos pioneiros do movimento de rap e hip hop de Hortolândia. Com mais de 20 anos de carreira, o grupo alcançou reconhecimento em escala nacional com a música “A vingança”. Neste ano, o Face da Morte já disponibilizou em sua página do YouTube o vídeo da nova música, “Oceano Saudade”.