Membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia tomam posse

Representantes da sociedade civil e do Poder Público atuarão na proposição de políticas para o segmento durante o biênio 2023-2025

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nessa quinta-feira (14/12), por meio do Departamento de Direitos Humanos, órgão vinculado à Secretaria de Governo, a posse dos membros titulares e suplentes do CMPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) para o biênio 2023-2025. A solenidade de posse dos membros representantes da sociedade civil e do Poder Público aconteceu no salão central do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro (consulte abaixo todos os membros empossados).

Presente na solenidade, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, ressaltou a responsabilidade dos novos membros na proposição de políticas públicas para o segmento. "Com muita alegria realizei a posse e entrega dos certificados dos novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia. Parabéns aos conselheiros titulares e suplentes, vocês possuem uma grande responsabilidade para nos ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva para todos. Nosso Governo tem por objetivo cuidar das pessoas e no último sábado (09/12) fizemos a cessão de um espaço, com mais de 750 metros quadrados de área construída, para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Hortolândia. Agora, a nossa APAE tem sede para melhor atender. São com esses gestos que vamos construindo uma cidade bem melhor para todos", declarou Zezé Gomes.

Regulamentado pela Lei Municipal 1.939 de 2007, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia é um órgão autônomo de natureza permanente, consultiva e deliberativa. Além de formular estratégias e controle social para execução de ações destinadas ao segmento, o conselho tem por atribuições acompanhar elaborações orçamentárias, fomentar a participação de pessoas com deficiência na vida comunitária, além de promover ações sociais que visem o combate do capacitismo, tipo de discriminação e preconceito social contra pessoas com alguma deficiência.

Marcada pela participação popular, a eleição dos membros representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência aconteceu no dia 29 de novembro deste ano. Durante o pleito, os eleitores escolheram representantes dos segmentos das deficiências física, visual, auditiva, intelectual, deficiência múltipla e Transtorno do Espectro Autista. Os eleitores também votaram nos candidatos representantes das OCS’s (Organização da Sociedade Civil) e um representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Ao todo, foram eleitos dez membros titulares e seus respectivos suplentes.

A representante das pessoas com deficiência auditiva, Nathália Jacob, foi a candidata mais votada para o conselho, com 823 votos contabilizados. A fisioterapeuta, que atua no CENDEFI (Centro de Apoio ao Deficiente Físico) e em atendimentos domiciliares em Hortolândia e região, acompanhou ansiosa a apuração dos votos. “Foi uma grande surpresa para mim. A sensação é de muita gratidão e, ao mesmo tempo, de alegria, porque pude ver o carinho e reconhecimento que meus pacientes têm pelo meu trabalho. Esse feedback positivo me motiva a ir além dos meus propósitos, proporcionando melhorias na qualidade de vida aos meus pacientes. Vou realizar um planejamento estratégico para a comunidade surda, para que eles tenham mais acessibilidade e participação na sociedade”, projeta Nathália Jacob.

Consulte abaixo os novos membros do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Hortolândia

Representantes da Sociedade Civil

Def. Auditiva- Nathalia- 823 votos (eleita)

Def. Múltipla- Eliane- 714 votos (eleita)